10 LIVROS PARA ENTENDER GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ

O escritor Gabriel García Márquez (1927-2014) deixou uma obra vasta que, com seu realismo fantástico, nos ajuda a compreender a América Latina. A seguir, 10 livros fundamentais para entender Gabo.

CEM ANOS DE SOLIDÃO (1967)

Uma das obras mais famosas da literatura mundial, é um romance que mescla fantasia e realidade. O enredo se passa em Macondo e conta a história da família Buendía.

O AMOR NOS TEMPOS DE CÓLERA (1985)

Relata o amor não realizado de Florentino Ariza, telegrafista, poeta e violinista, por Fermina Daza, uma donzela. O romance se passa em um povoado do Caribe. 

CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA (1981)

Baseada em fatos reais, a ficção reconstrói os “acontecimentos” em torno da morte de Santiago Nasar, em um livro no qual Gabo mostra seu lado jornalista.

NOTÍCIA DE UM SEQUESTRO (1996)

Nessa obra, García Márquez aborda o tema do narcoterrorismo e do sequestro em seu país natal, falando da prisão e libertação de 9 reconhecidos personagens da Colômbia.

O GENERAL EM SEU LABIRINTO (1989)

Fascinado por Simón Bolívar, Gabo refaz o percurso do libertador nos planos físico e espiritual, estabelecendo um paralelo com a viagem de Bolívar até Cartagena.

RELATO DE UM NÁUFRAGO (1970)

O romance é baseado no relato de um sobrevivente da época da ditadura militar colombiana e conta o que ele, náufrago, viveu durante dez dias à deriva nas costas do Caribe.

NINGUÉM ESCREVE AO CORONEL (1961)

Um coronel reformado aguarda o pagamento (atrasado) de sua aposentadoria, via correios, enquanto tenta sobreviver com a esposa asmática e um galo de briga.

DO AMOR E OUTROS DEMÔNIOS (1994)

Conta a história da filha de um marquês criada no convívio de escravos e orixás e de um padre incumbido de exorcizar demônios que teriam possuído a menina.

VIVER PARA CONTAR (2002)

Nesta autobiografia, ele narra sua vida e fala das origens do realismo fantástico e da Colômbia.

REPORTAGENS POLÍTICAS (1999)

Parte da obra jornalística do autor, ajuda a entender o processo de formação de seus grandes romances, muitos deles gerados a partir de reportagens próprias.

Desenvolvimento:
Rafael Targino

Fotos:
Wikimedia Commons
Divulgação/Ed. Record

Visite Opera Mundi