12 FATOS QUE VOCÊ NÃO CONHECIA SOBRE O MURO DE BERLIM
O Muro de Berlim dividiu a cidade entre 1961 e 1989. Sua queda marcou o fim da Guerra Fria e foi o símbolo do desmantelamento da Cortina de Ferro. Mas há coisas sobre ele que talvez você não saiba.
1
Muro foi erguido de madrugada
Uma da manhã, 13.ago.1961: soldados começaram a cercar a parte ocidental da cidade, bloqueando 193 ruas. Logo às 6h, Berlim estava dividida.
A reação das forças aliadas (EUA, França e Reino Unido) foi mais tímida do que esperavam os alemães. Até houve reforço de tropas em Berlim, mas não passou disso.
2
EUA FICARAM ALIVIADOS COM CONSTRUÇÃO
Arbitrárias, algumas fronteiras dividiam ruas ao meio: um lado da calçada era soviético; o outro, não. Assim, de repente, vizinhos terminaram separados por um Muro.
3
Muro dividiu ruas ao meio
Havia linhas que saiam de um lado de Berlim, atravessavam o outro e voltavam. As estações orientais delas foram fechadas, e o trem passava sem parar, sob vigia de guardas.
4
Metrô foi dividido
ao meio
Bairros longe do centro foram totalmente cercados e criaram-se 12 exclaves. Um deles (foto) é Steinstücken. Foi aberta uma estradinha para ligá-la a Berlim Ocidental.
5
Muro criou “ilhas” capitalistas
Uma pesquisa de 2011 fala em 136 mortes causadas por tiros disparados por guardas da fronteira. Historiadores dizem que há subnotificação.
6
Número de mortos é incerto
O nome usado na Alemanha Oriental para o Muro era Barreira de Proteção Antifascista (sim, em alemão fica bem grande também: antifaschistischer Schutzwall).
7
Muro tinha outro nome na A. Oriental
Havia um muro com a parte ocidental e outro, poucos metros antes, na oriental, e a área entre eles ficou conhecida como ‘faixa da morte’: a ideia era dificultar a fuga.
8
Muro, na verdade, eram dois
Embora potência econômica do leste, a RDA passava por uma séria crise. Somem-se a isso a glasnost e a perestroika na URSS, e o caldo para a queda estava pronto.
9
Economia: um dos motivos para queda
Em resposta a protestos, o governo decidiu autorizar viagens para o lado ocidental. Confuso, o porta-voz anunciou que seria de imediato – mas era só no dia seguinte.
10
Queda iniciou com anúncio errado
Não se achava que a RDA fosse abrir a fronteira. O chanceler ocidental Helmut Kohl estava num banquete na Polônia; já Bush, nos EUA, foi surpreendido com a notícia.
11
E pegou todo mundo de surpresa
Em 1989, começou-se a pensar como seria o Muro no ano 2000. Ele teria barreiras de micro-ondas e até sensor de movimento. Mas não deu tempo...
12
EM 2000, MURO TERIA SENSOR DE MOVIMENTO
Desenvolvimento e
texto original:
Rafael Targino
Fotos:
Wikimedia Commons
Leia + fatos sobre o Muro