5 diferenças entre nazismo
e socialismo

1. Sociedade

O nazifascismo não aceita diferenças sociais e, para ele, toda diferença gera atrito e perda de energia social. Assim, a sociedade tem que ser homogênea em termos de classe, raça etc.

1. Sociedade

No socialismo, a diferença é motor da história. É numa sociedade plural que se manifesta o atrito. Mas diferenças de classe (e somente elas) devem ser suprimidas.

2. Violência

O nazifascismo glorifica a guerra. É a suprema violência que faz os "fortes emergirem e os fracos perecerem" e, por isto, conduz as sociedades
ao seu "destino" de superioridade. 

2. Violência

Socialismo abomina a violência. A violência transformadora da revolução seria pontual, como uma explosão e, em seguida, desnecessária. Se não for uma fagulha de mudança, é sempre errada.

3. Política

A condição lógica de sobrevivência do nazifascismo é a ditadura. O objetivo final é o controle do Estado - é ele que
deve coordenar, liderar, aglutinar, coibir, punir etc.

3. Política

O socialismo traz como condição uma sociedade politizada que resolve divergências na democracia. Ao fim, já no comunismo, o Estado some, pois sua função é defender diferenças de classe.

4. Capitalismo

O nazifascismo é profundamente capitalista e ideologicamente baseado na ideia excludente de "propriedade privada dos meios de produção".

4. Capitalismo

O socialismo se opõe à acumulação privada de recursos. Defende o fim da "propriedade privada" que sirva para extrair mais valia, mas não de objetos como casas, roupas ou utensílios.

5. Projeto

O nazifascismo tem projetos políticos de extermínio e mudança pela morte, com base no racismo ou numa superioridade cultural de determinados indivíduos ou sociedades.

5. Projeto

O socialismo tem projeto político de mudança social e não de extermínio.
O que deve acabar são as estruturas do capitalismo.
A vida é o bem maior a ser protegido.

Desenvolvimento:
Rafael Targino

Texto original:
Fernando Horta

Fotos: Wikimedia Commons e Unsplash

Mas não para por aí.
Conheça outras diferenças entre o nazifascismo e o socialismo aqui:

Nazifascismo x Socialismo