CONHEÇA 5 FILMES DO CINEASTA SOVIÉTICO SERGEI EISENSTEIN
Sergei Eisenstein (1898-1948) é uma das principais referências do cinema soviético. Começou a carreira no teatro e pouco tempo depois, aos 26 anos, produziu seu primeiro filme, “A Greve” (1925).
Suas contribuições para o gênero vão além de obras cinematográficas, tendo produzido escritos sobre o novo cinema que se consolidava com a Revolução Russa.
O chamado cinema soviético se desenrolou junto com o processo revolucionário na Rússia, ao qual Eisenstein se engajou com a eclosão da guerra civil, ainda em 1917.
As contribuições soviéticas ao cinema são inúmeras, não só no conteúdo, mas também na forma, com suas técnicas de montagem. Veja a seguir 5 filmes de Eisenstein.
A GREVE (1925)
O filme retrata uma greve de trabalhadores que foi reprimida na Rússia pré-revolução, em 1903. O diretor usou imagens de animais como metáfora à condição dos operários.
Retrata um protesto de marinheiros na Rússia czarista em 1905. Maltratados, desencadeiam uma revolta em alto mar, e tentam levá-la até sua cidade natal, Odessa.
OUTUBRO (1927)
Dirigido junto com Grigori Aleksandrov, retrata o processo da Revolução Socialista de 1917, desde o governo Kerensky até a tomada de poder pelos bolcheviques.
ALEXANDER NEVSKY (1938)
Filme épico que retrata a batalha do lago Peipus, liderada pelo duque Nevsky em 1242, na então República da Novogárdia, contra a invasão de uma ordem militar cruzada da Igreja.
IVAN, O TERRÍVEL (1944 e 1958)
Épico lançado em 2 partes retrata a história de Ivan IV da Rússia, Grão-Príncipe de Moscou de 1533 até a fundação do Czarado em 1547.
A obra de Eisenstein merece ser vista e revisitada com frequência. Junte seus camaradas e aprecie!