CINCO FILMES SOBRE DITADURAS DO CONE SUL

O cinema é um bom meio para conhecer as atrocidades praticadas pelas ditaduras do Cone Sul na 2ª metade do século XX. A seguir, listamos 5 filmes que, de diferentes maneiras, tratam do assunto.

Aranha (2019)

Um crime político, na época do governo Allende, separa um triângulo amoroso entre membros de um grupo ultradireitista no Chile. 40 anos depois, um dos integrantes do grupo quer vingança.

Trailer no YouTube

A História Oficial (1985)

Após o fim da ditadura na Argentina, em 83, uma professora investiga a origem da filha adotiva e descobre os horrores do regime. Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1986.

Trailer no YouTube

Uma noite de 12 anos (2018)

O filme narra a luta de três membros do grupo guerrilheiro Tupamaros presos pela ditadura do Uruguai e isolados uns dos outros. Um dos detidos é José Pepe Mujica.

Trailer no YouTube

No (2012)

Pressionado, o ditador chileno Pinochet chama um plebiscito em 1988 para saber se tinha apoio popular. O filme conta a história da campanha da oposição, com todos os riscos que envolve.

Trailer no YouTube

Matar a un muerto (2019)

Conta a história de 2 homens contratados para enterrar em uma floresta cadáveres de vítimas da ditadura Stroessner, no Paraguai. Mas um desses ‘mortos’ ainda respira.

Trailer no YouTube

Desenvolvimento:
Rafael Targino

Fotos:
Divulgação

Visite Opera Mundi