CINCO LIVROS
PARA ENTENDER MACHADO DE ASSIS

O escritor Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) é um dos principais nomes da literatura brasileira, tendo obras praticamente em todos os gêneros literários.

Nascido no Morro do Livramento, no RJ, Machado é considerado o maior escritor negro do país, tendo presenciado a abolição da escravatura e a mudança política imperial para República no Brasil.

A seguir, veja cinco sugestões de livros do escritor:

Junto com outros intelectuais, o escritor funda, em 1897, a Academia Brasileira de Letras, sendo o primeiro presidente da instituição. 

Narrado pelo personagem que dá nome ao livro, obra se consagra como escrito atemporal, levantando temas sobre amor e traição que repercutem ainda hoje.

Dom Casmurro

Veja o livro na Amazon

Opera Mundi

Faça uma assinatura solidária de

ASSINE AQUI

Publicado como folhetim, o romance representa uma virada na carreira do autor, já que o narrador é um personagem que está morto e resolve contar a história de sua vida.

Memórias Postúmas de Brás Cubas

Veja o livro na Amazon

Integrando a trilogia realista de Machado, Quincas Borba narra a história de um jovem que passa a trabalhar com um filósofo, herdando em seguida sua fortuna.

Quincas Borba

Veja o livro na Amazon

A obra é um romance urbano que retrata a sociedade carioca do século XIX, fazendo parte da primeira fase literária do autor.

Helena

Veja o livro na Amazon

O alienista, considerado como conto por alguns e novela por outros, apresenta a obsessão de Dr. Simão pelos estudos em psiquiatria. Também aborda temas de interesse político de sua época.

O alienista

Veja o livro na Amazon

Desenvolvimento:
Fernanda Forgerini

Imagens:
Wikimedia Commons e divulgação

*Opera Mundi ganha uma comissão pelos livros comprados a partir dos links indicados nesta webstory.

Voltar para Opera Mundi