4 FILMES
(E MAIS 2 SÉRIES!) SOBRE POLÍTICA
NOS EUA

Curte política norte-americana e cinema? Esta lista é para você. Apresentamos, a seguir, seis sugestões de filmes e séries para se divertir e aprender um pouco mais sobre o tema.

RECONTAGEM (2008)


O pleito de 2000, entre o democrata Gore e o republicano Bush, foi um marco na história dos EUA. Bush virou presidente por 537 votos, depois de uma recontagem tensa na Flórida.

É justamente esse o tema do filme, vencedor de um Emmy em 2008. No elenco, Laura Dern, que levou um Globo de Ouro por sua interpretação de Katherine Harris, secretária de Estado da Flórida.

Trailer (em inglês)

NASHVILLE (1974)

Clássico do diretor Robert Altman, registra, durante 5 dias, as vidas de 24 personagens enquanto Nashville aguarda a vinda do candidato do Partido da Substituição, Hal Phillip Walker.

Walker nunca chega, mas o filme explora bem as relações dos norte-americanos com a música, armas e política. Preste atenção na cena final, em que Barbara Harris canta ‘It don’t worry me’.

Trailer (em inglês)

VIRADA NO JOGO (2012)

O filme conta a história da escolha da então governadora do Alasca, a republicana Sarah Palin, como vice de John McCain nas eleições de 2008 - e o desastre que isso se revelou.

Palin é interpretada por Juliane Moore – que está igual à política norte-americana. Já McCain (que perdeu a eleição para Barack Obama) é feito pelo ator Ed Harris.

Trailer (em inglês)

Opera Mundi

Faça uma assinatura solidária de

ASSINE AQUI

MERA COINCIDÊNCIA (1997)

Um relações públicas e um produtor hollywoodiano se juntam para salvar o que resta da pele do presidente em exercício, acusado de abuso sexual e às portas de sua reeleição. 

A solução? Inventar uma guerra (fictícia) com a Albânia! O filme foi lançado um mês antes do escândalo sexual do então presidente Bill Clinton.

Trailer (legendado)

Mas não são só filmes que retratam a natureza dura da política norte-americana. A seguir, indicamos duas séries que, cada uma a seu jeito, mostram como é o ambiente em Washington.

THE WEST WING (1999-2006)

Os bastidores do poder ganharam cara e um texto refinado com esta série de Aaron Sorkin. Ela retrata o cotidiano do presidente Josiah Bartlet (Martin Sheen) e sua equipe.

A série, que catapultou para a fama atrizes como Allison Janney (vencedora do Oscar de atriz coadjuvante em 2018), ganhou todos os prêmios da TV norte-americana e virou um clássico.

Trailer (em inglês)

VEEP (2012-19)

Uma vice-presidente com intenções pouco nobres e um ego muito maior do que o cargo que ocupa: essa é Selina Meyer, personagem de Julia Louis-Dreyfus em “Veep”.

A série de Armando Ianucci rendeu sete temporadas que contabilizaram 17 prêmios Emmy (seis só para Louis-Dreyfus) e chamaram a atenção pela ironia com que retratavam as instituições norte-americanas.

Trailer (em inglês)

Texto:
Rafael Targino
Bruno Leite 

Desenvolvimento:
Rafael Targino

Imagens:
Divulgação


Quer outras sugestões de filmes e séries? Só clicar aqui embaixo:

Mais filmes e séries