HO CHI MINH: UMA VIDA DE LUTAS E VITÓRIAS

Ho Chi Minh (1890-1969) foi a principal liderança vietnamita na revolução que libertou o país da Indochina colonial. Sua trajetória de lutas é longa e atravessa situações absolutamente diversas.

Ele lutou em nome do socialismo em diferentes lugares: na França, ajudou a fundar o Partido Comunista; na URSS, aprendeu a arte da guerrilha; na Ásia, batalhou pela libertação da China e do Vietnã.

Mas sua principal obra revolucionária, a unificação do Vietnã sob um regime socialista, só ocorreu em 1975, quando a guerrilha do Sul e as forças do Norte liberaram todo o país.

A experiência e as ideias de Ho Chi Minh sobre a guerra de guerrilhas e sobre o imperialismo, seja o francês, seja o norte-americano, influenciaram teóricos e líderes de todo o planeta.

Numa região de dupla influência socialista, com um histórico de séculos de conflitos com a China e uma relação privilegiada com a União Soviética, ele foi capaz de manter a unidade.

Opera Mundi

Faça uma assinatura solidária de

ASSINE AQUI

Soube adotar diferentes estratégias de luta. Junto com o general Võ Nguyên Giáp (foto), comandou duas vitórias em grandes batalhas, em Diên Biên Phu (contra França) e na ofensiva Tet (contra os EUA).

A experiência vietnamita inspirou revoluções e movimentos anticoloniais pelo mundo. Suas ideias sobre a relação do exército revolucionário com a população em geral revelam desprendimento e humildade.

"Triunfamos no presente e triunfaremos no futuro, porque nosso caminho é iluminado pela grande doutrina marxista-leninista"

Desenvolvimento:
Rafael Targino

Texto original:
Haroldo Ceravolo Sereza

Fotos:
Wikicommons

Ilustração do último slide:
Fernando Carvall

Visite Opera Mundi