MOMENTOS MARCANTES DA HISTÓRIA DO PT

O PT foi fundado em 10.fev.1980, reunindo militantes, trabalhadores rurais, intelectuais, artistas e diversas outras categorias. Na foto,
a reunião de fundação, em SP.

Juca Martins/CSBH/FPA

O PT chegou a disputar as eleições regionais de 1982, mas mostrou sua força nas Diretas-Já. Com a emenda derrotada, se recusou a participar do Colégio Eleitoral que elegeu Tancredo presidente.

CSBH/FPA

Na Constituinte de 88, o PT elegeu 16 deputados. Na foto, a bancada petista: entre alguns nomes, destacam-se Lula, Benedita da
Silva, Genoíno, Olívio Dutra e outros.

Paula Simas/CSBH/FPA

O partido disputou a 1ª eleição presidencial em 1989, com Lula presidente e Bisol vice. Em uma campanha marcada pela manipulação midiática, a chapa perdeu no 2º turno para Fernando Collor.

Reprodução

Em 1992, Collor sofreu impeachment. O PT foi um dos principais atores dos protestos pela saída do presidente, mas preferiu não participar do governo seguinte, de Itamar Franco.

CSBH/FPA

Opera Mundi

Faça uma assinatura solidária de

ASSINE AQUI

Em 1994, o PT volta a disputar a presidência com a chapa Lula- Mercadante, sendo derrotado ainda no 1º turno por Fernando Henrique Cardoso.

Reprodução

Em 1998, Lula volta a ser o candidato pelo PT, em uma chapa histórica com Brizola de vice. FHC, no entanto, se reelege presidente.

Ricardo Stuckert

O PT ganhou as quatro eleições seguintes e governou o Brasil em dois momentos, com Lula e Dilma Rousseff.

Ricardo Stuckert

Em uma chapa com José Alencar, Lula vence as eleições de 2002 e 2006 e leva o PT pela 1ª vez à presidência. O petista terminou o segundo mandato com aprovação recorde.

Ricardo Stuckert

Políticas sociais robustas marcaram os dois governos de Lula. Um dos principais destaques foi o Bolsa Família, um dos programas de distribuição de renda mais reconhecidos do planeta.

Ricardo Stuckert

Em 2010, a petista Dilma Rousseff, ex-ministra de Lula, se torna a primeira mulher presidente do Brasil. E a primeira reeleita, 4 anos depois.

Ricardo Stuckert

O governo de Dilma seguiu com diversas das políticas do governo Lula, aprofundando-as. Uma de suas ações foi criar a Comissão Nacional da Verdade para investigar crimes da ditadura.

Antonio Cruz/AgBR

Em 2016, apesar de muita resistência, Dilma sofre um golpe e é obrigada a deixar o cargo após um impeachment. O PT deixa o governo e a perseguição contra o partido é aprofundada.

José Cruz/AgBR

Opera Mundi

Faça uma assinatura solidária de

ASSINE AQUI

O uso de ações judiciais contra o PT (lawfare) acaba levando Lula à cadeia em 2018, em um processo cheio de falhas e sem provas dos supostos crimes dos quais ele era acusado.

Ricardo Stuckert

Lula era favorito para a eleição de 2018. Preso, com direitos políticos suspensos, é impedido de disputar. Fernando Haddad entra no pleito, mas perde no 2º turno para Bolsonaro.

Rovena Rosa/AgBR

Em 2019, os processos são anulados e
Lula é solto, recuperando seus direitos políticos. O partido começa a se posicionar para as eleições
de 2022.

Ricardo Stuckert

Em 2022, o PT completou 42 anos de existência, comemorados virtualmente, por conta da pandemia de covid.


Visite Opera Mundi