QUEM É VOLODYMYR ZELENSKY, O PRESIDENTE DA UCRÂNIA?

O comediante Volodymyr Zelensky é o atual presidente da Ucrânia e se viu, no meio do mandato, às voltas com uma invasão russa ao país. Saiba um pouco mais sobre ele.

Antes de se lançar na política, Zelensky era a estrela de uma série de comédia chamada “Servo do Povo”, na qual interpretava um professor que acaba virando presidente da Ucrânia. 

O programa era recordista de audiência no país e catapultou a imagem de Zelensky. No réveillon de 2019, ele apareceu à 0h do dia 1.jan na TV ucraniana para dizer que seria candidato à presidência.

Na campanha, usou o mesmo roteiro de líderes populistas em todo mundo: apresentou-se como “outsider”, prometeu “quebrar o sistema”, encampou discurso anticorrupção e pintou o adversário como oligarca.

Como no Brasil, Zelensky fez uma campanha por meio de vídeos na internet e de WhatsApp. Mostrou-se ideologicamente volátil: ora demonstrava simpatia por Bolsonaro, ora por Macron.

Jay Galvin/FlickrCC

Opera Mundi

Faça uma assinatura solidária de

ASSINE AQUI

Apoiador dos protestos de 2013, fez uma campanha ambígua em relação à Rússia, dizendo que iria liberar marinheiros russos presos na Ucrânia, mas prometendo ao mesmo tempo aproximar-se do Ocidente. 

Zelensky tratava de pautas mais específicas somente quando perguntado. Disse, por exemplo, que seria "normal" legalizar o uso medicinal de maconha e que o ideal seria criar uma ‘Las Vegas’ ucraniana.

Nela, a prositiuição e os jogos de azar seriam liberados. ‘A sociedade não irá se importar enquanto impostos forem pagos. Porque não dar a oportunidade para uma cidade e abrir tudo lá?’, disse.

Com um programa vago, sem grandes compromissos, mas com a promessa de se aproximar da Otan, Zelensky acabou eleito com 73% dos votos no 2º turno, derrotando o então presidente Poroshenko.

Texto:
Redação Opera Mundi

Desenvolvimento:
Rafael Targino

Imagens:
Wikimedia Commons

Visite Opera Mundi