COMO SILVIO RODRÍGUEZ AJUDOU A ALFABETIZAR CUBA

Um dos programas mais importantes da Revolução Cubana,
as Brigadas de Alfabetização Conrado Benítez, foram criadas em 1961 compostas por jovens engajados na luta contra o analfabetismo.

Junto deles, um garoto de 14 anos partiu para os rincões afastados do país para ensinar camponeses pobres e esquecidos pela ditadura de Batista a ler e escrever.

Esse garoto era Silvio Rodríguez, cantor e compositor que se tornaria um dos mais famosos expoentes da Nova Trova Cubana nos anos 1960.

Silvio afirma que a participação nas brigadas foi sua "primeira tarefa" revolucionária.

Os jovens, como eu, tínhamos a imagem de Sierra Maestra muito fresca na memória. Todos queríamos imitar, não libertando o país com luta armada, mas libertando nosso país do analfabetismo

O governo pedia que jovens secundaristas se voluntariassem nas brigadas para, então, irem a zonas afastadas com alta incidência de analfabetismo.

Rodríguez foi direcionado à zona montanhosa de Escambray, a cerca de 300 km de Havana, em uma fazenda próximo à praia Rancho Luna.

Seus primeiros alunos foram operários e camponeses que estavam mobilizados em Cienfuegos para combater focos contrarrevolucionários, principalmente após a invasão de Playa Girón.

"Ali, tempo depois, contrarrevolucionários mataram um alfabetizador que tinha um ou dois anos a mais do que eu", relembra o cantor.

Depois do tempo entre combatentes, Silvio foi morar com uma família de camponeses na mesma região e ali diz que viu "o que era a verdadeira pobreza da Cuba do passado".

Lembro de algo que me emocionou muito, durante uma conversa com essa família, me dei conta que não sabiam que a Terra era redonda. Como ensiná-los a ler se nem tinham noção do lugar onde viviam?

Essa história pode ser vista em detalhes no filme "Silvio Rodríguez: Mi Primera Tarea", dirigido por Catherine Murphy.

Desenvolvimento: Fernanda Forgerini

Texto original: Lucas Estanislau


Fotos:
Wikimedia Commons/ 
The Literacy Project/ Picryl/ Flickr/ Divulgação

Visite Opera Mundi