Romney vence as primárias republicanas de Iowa por 8 votos

Próxima etapa acontece no dia 10 com as primárias no estado de New Hampshire

Thassio Borges

Por apenas oito votos de diferença, o ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, venceu as primárias do Partido Republicano no estado de Iowa, noroeste dos Estados Unidos. Romney teve 30.015, enquanto o ex-senador Rick Santorum ficou com 30.007. Os dois ficaram, cada um, com 25%.

Foi necessário esperar até o último momento para anunciar o vencedor, já que os dois mantiveram-se próximos na contagem de votos durante praticamente toda a apuração. É o resultado mais apertado da história das assembléias populares que definem o candidato à presidência da república pelos Republicanos.

Efe

Romney também é favorito para as primárias de New Hampshire

O congressista Ron Paul ficou em terceiro lugar com 21,3% votos, seguido pelo ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich, com 13%, e o governador do Texas, Rick Perry, com 10,3%.

Michele Bachmann, que chegou a liderar as pesquisas de intenção de voto em certo momento, acabou ficando em último lugar com apenas 5% dos votos. A congressista afirmou, entretanto, que continua na disputa.

Próxima votação

A etapa seguinte acontece na próxima terça-feira (10/01), quando serão realizadas as primárias no estado de New Hampshire. De acordo com as últimas enquetes, Romney é o favorito absoluto para esta disputa, mas Santorum pode surpreender novamente.

O Partido Republicano fará uma convenção na Flórida no próximo mês de agosto para anunciará oficialmente o nome do candidato que tentará impedir a reeleição do presidente Barack Obama, em novembro.

Comentários

Leia Também