Em entrevista à CNN Brasil nesta quinta-feira (18/04), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que gostaria de visitar o Brasil, mas que ainda não foi convidado pelo mandatário Luiz Inácio Lula da Silva.
O líder ucraniano lembrou de sua viagem para a posse do presidente da Argentina, Javier Milei, em dezembro de 2023, quando fez uma escala técnica em Brasília e não foi recebido por Lula.
“Ele [Milei] me convidou e eu fui. E o Lula não me convidou. Mas espero que ele me convide. Eu gostaria de ir ao seu país, com prazer e grande respeito pelo seu povo. Mas eu não posso fazer isso se não for convidado”, comentou Zelensky.
No entanto, segundo o Palácio do Planalto, o ucraniano pediu uma reunião com Lula em cima da hora, enquanto fazia uma parada em uma base aérea para seguir a Buenos Aires. E pelo imediatismo, a Presidência brasileira teria negado o pedido.
Em entrevista à imprensa brasileira, Zelensky também defendeu a realização de uma cúpula de presidentes latino-americanos sobre a guerra contra a Rússia
Segundo Zelensky, seria importante “a presença do Brasil”. Além disso, criticou uma possível reunião do mandatário brasileiro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante a cúpula do Brics prevista para outubro.
O mandatário ucraniano alertou que “seria um grande erro” de Lula se reunir com Putin na cúpula do Brics. “Nós temos de isolar Putin. Ele precisa sentir que cometeu erros históricos ao atacar a Ucrânia e iniciar a guerra”, disse.
As farpas entre Zelensky e Lula não são novas. Em dezembro passado, o governo brasileiro precisou refutar a afirmação de que Zelensky não havia sido convidado para a cerimônia de posse de Lula, em janeiro de 2023.
“Houve convite para o presidente da Ucrânia vir à posse, e a Ucrânia enviou a vice-primeira-ministra ucraniana, Yulia Svyrydenko, que se reuniu com Lula no dia 31 de dezembro de 2022, que trouxe os cumprimentos de Zelensky e que disse que ele não pode vir então devido à guerra com a Rússia. O encontro foi público”, informou a nota emitida pelo Planalto à época.
Após diversos ruídos, desencontros e dificuldades em marcar horário para uma reunião, os presidentes do Brasil e da Ucrânia chegaram a se encontrar uma vez, na cidade norte-americana de Nova York, onde participam da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2023.
“Hoje me reuni em Nova York com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países”, relatou o presidente brasileiro sobre a reunião.
Hoje me reuni em Nova York com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países.
📸 @ricardostuckert pic.twitter.com/GESsasLlVz
— Lula (@LulaOficial) September 20, 2023
A mensagem foi acompanhada de uma foto que chamou a atenção por mostrar um Lula sem o seu habitual sorriso, durante o aperto de mãos protocolar com o líder ucraniano.
(*) Com Ansa