O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o almirante do Comando Militar do Sul, Craig Faller, assinaram neste domingo (08/03), na Flórida, um acordo que facilita uma cooperação militar entres os países.
O Acordo de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação (RDT&E, sigla em inglês) vai, segundo o Ministério da Defesa brasileiro, abrir caminho para aperfeiçoar ou prover novas capacidades militares.
O almirante declarou que a reunião que teve com Bolsonaro discutiu “oportunidades e ameaças” que “minam a democracia e a estabilidade” nos países.
QUEREMOS CONHECER VOCÊ MELHOR, LEITOR E ESPECTADOR DE OPERA MUNDI. CLIQUE AQUI
“É uma afirmação dos fortes laços existentes entre as nossas Forças Armadas, laços que continuam crescendo. Assinamos um acordo histórico esta manhã, que abre caminho para um compartilhamento e desenvolvimento ainda maior. Hoje discutimos sobre oportunidades e ameaças que minam a democracia e a estabilidade nos Estados Unidos e no Brasil”, disse Faller.
Palácio dos Planaltos
Jair Bolsonaro e almirante Graig Faller em reunião no Comando Militar do Sul
Em nota, o Ministério brasileiro afirmou que o acordo é uma passo para que os países “desenvolvam projetos conjuntos na área de defesa”. Cada acordo de projeto que venha a ser desenvolvido pelas partes deverá ser executado em consonância com os termos do RDT&E, assim como os respectivos leis e regulamentos nacionais de cada parte”, disse o órgão.
A assinatura do acordo ocorreu durante a visita do presidente Jair Bolsonaro ao Comando Militar do Sul, que reúne um conjunto de forças militares norte-americanas responsável pelo planejamento de contingência, pelas operações e pela cooperação militar com países da América Central, do Sul e Caribe.
(*) Com Agência Brasil.