Em mais um ato de repressão policial contra estudantes pró-Palestina mobilizados em faculdades dos Estados Unidos, cerca de 50 alunos da Universidade Pública da Califórnia em Irvine (UCI) foram expulsos nesta quinta-feira (16/05) do acampamento de resistência pela Faixa de Gaza e presos por “violação e invasão de propriedade”.
A informação foi confirmada pela própria faculdade, ao afirmar que os manifestantes estavam “perturbando as operações da universidade, violando a política universitária e as leis estaduais”.
UC Irvine can confirm that 50 individuals who were on campus and disrupting university operations in violation of university policy and state laws were arrested and cited for violations including failure to disperse and trespassing. 🧵 1/
— UC Irvine (@UCIrvine) May 16, 2024
O centro acadêmico não mencionou que o protesto estudantil era a favor do povo palestino e contra a cumplicidade do governo dos Estados Unidos no genocídio praticado por Israel na Faixa de Gaza, que já deixou mais de 35 mil mortos. “Não podemos confirmar a filiação de nenhum dos presos neste momento” disse a faculdade sobre o assunto.
Ademais, a UCI informou em seu site que as aulas desta quinta-feira seriam ministradas de forma virtual, com todos os funcionários trabalhando remotamente.
A prisão e o anúncio das aulas remotas foram feitos após um comunicado do reitor Howard Gillman, nesta quarta-feira (15/05). Segundo ele, durante o período da tarde, a faculdade recebeu as últimas exigências dos alunos e o acampamento ainda não havia atingido o nível de exigir intervenção policial.
“Eu estava preparado para permitir a existência de um acampamento pacífico no campus sem recorrer à intervenção policial, embora o acampamento violasse as nossas políticas e a existência do acampamento fosse um motivo de grande angústia para outros membros da nossa comunidade. Comuniquei que se houvesse violações de nossas regras, nós as resolveríamos por meio das políticas administrativas normais da universidade e não por meio de ação policial”, afirmou Gillman um dia antes da repressão policial contra os estudantes.
O acampamento pró-Palestina na UCI foi estabelecido em 29 de abril em meio a uma onda de protestos pelo cessar-fogo em Gaza e fim das contribuições acadêmicas de universidades norte-americanas com entidades sionistas.