Raúl Castro: a trajetória do 'discreto e implacável' guerrilheiro cubano

Ícone da Revolução deixou cargo nesta quinta-feira (19/04) após 10 anos no poder
O Comitê da Aviação Interestadual (IAC) terminou nesta terça-feira (13/02) a decodificação das caixas-pretas do Antonov AN-148 da Saratov Airlines que caiu no último domingo (11/02), na região de Moscou, e deixou 71 mortos. Uma análise preliminar mostrou, segundo a imprensa russa, que a aeronave fornecia aos pilotos dados incorretos sobre a velocidade do voo. De acordo com os especialistas do IAC, esse pode ter sido um dos fatores que levou ao acidente.
Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi
A "situação especial" com o AN-148 começou dois minutos e meio a após a decolagem, quando o avião voava a 1.300 metros e velocidade em relação ao solo entre 465 e 470 km/h, aponta a análise preliminar. Neste momento, afirma o comitê, dados incorretos sobre a velocidade começaram a ser informados. Ainda segundo o comitê, citado pela agência russa RT, há a possibilidade de ter havido um congelamento de sondas pitot-estáticas.
"Um fator no desenvolvimento da situação especial no voo poderia ser os dados errados sobre velocidade nos mostradores dos pilotos, o que pode ter sido causado pelo congelamento de tubos pitot (sondas de velocidade) enquanto os sistemas de aquecimento estavam desligados", afirma o comunicado do IAC.
O congelamento de tubos pitot foi um dos fatores que contribuíram para a queda, em 2009, do avião da Air France que fazia a rota entre Rio de Janeiro e Paris e sumiu dos radares enquanto sobrevoava o oceano Atlântico. No total, 228 pessoas morreram no acidente.
Não é possível atribuir a queda do avião (seja o da Saratov, seja o da Air France) só a um eventual congelamento dos tubos pitot, por conta das diversas camadas de segurança que operam na aviação comercial - no solo, no treinamento dos pilotos, na manutenção, no controle de tráfego aéreo, no desenvolvimento dos aparelhos. Acidentes somente acontecem quando diversas dessas camadas falham em sequência.
Reprodução
Aeronave AN-148 da Saratov Airlines caiu na Rússia e deixou 71 mortos
As conclusões finais sobre o acidente ainda não têm prazo para serem divulgadas. Só após estes resultados é que será possível dizer o que efetivamente causou a queda do avião, a primeira com vítimas depois de 2017 – considerado o ano mais seguro da história na aviação comercial.
O avião havia saído do aeroporto Domodedovo, em Moscou, e se dirigia para a cidade de Orsk, próxima à fronteira com o Cazaquistão.
(*) Com Sputnik
… temos algo a sugerir. Cada vez mais gente lê Opera Mundi, mas a publicidade dos governos, com o golpe, foi praticamente zerada para a imprensa crítica, e a publicidade privada não tem sido igualmente fácil de conseguir, apesar de nossa audiência e credibilidade. Ao contrário dos sites da mídia hegemônica, nós não estamos usando barreiras que limitam a quantidade de matérias que podem ser lidas gratuitamente por mês. Queremos manter o jornalismo acessível a todos. Produzir um jornalismo crítico e independente custa caro e dá trabalho. Mas nós acreditamos que o esforço vale a pena, pois um jornalismo desse tipo é essencial num mundo que preza a democracia. E temos certeza de que você concorda com isso.
Torne-se um assinante solidário ou faça uma contribuição única.
(Este anúncio é diretamente inspirado numa solicitação feita pelo jornal britânico ‘The Guardian’. A imprensa independente de todo o mundo está buscando nesse tipo de apoio uma forma de existir e persistir.)
Ícone da Revolução deixou cargo nesta quinta-feira (19/04) após 10 anos no poder
Após dois mandatos, histórico líder cubano deu a novo presidente; veja algumas marcas de seu governo
Novo mandatário completa 58 anos no dia 20 de abril e já ocupou diversos cargos na direção do país
Cuba é segundo país com mais mulheres no Parlamento, somente atrás de Ruanda
Música clássica, música popular, música engajada, música e política, música num romance policial. Se você gosta de música, não pode deixar de conhecer esses 20 títulos da editora Alameda. Clique aqui e confira. O frete é grátis.
Leia MaisFoi o único estado a não fornecer escolta policial para comitiva de Lula
Mídia insinua: Estados devem esquecer áreas sociais e privatizá-las
Ex-ministro falou sobre decreto de intervenção militar no RJ
Partido antissistema não quer se aliar a Silvio Berlusconi; prazo dado por presidente italiano para que governo seja formado se encerra amanha
Novo presidente de Cuba completa 58 anos no dia 20 de abril e já ocupou diversos cargos na direção do país; líderes felicitaram sua vitória e desejaram sorte ao mandatário
Neste momento de exceção democrática, só você pode garantir a independência da mídia que te representa
Dos cerca de 600 deputados eleitos nas últimas eleições parlamentares realizadas em março, 53,22% são mulheres; Cuba é segundo país com mais mulheres no Parlamento
Miguel Díaz-Canel se tornou nesta quinta-feira (19/04) o quinto líder do país desde a Revolução Cubana