O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, mandou uma indireta nesta terça-feira (09/04) para Elon Musk, dono da plataforma X, após os ataques do bilionário contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Hoje temos gente que não acredita que o desmatamento, as queimadas, prejudicam a Terra, e muita gente não leva a sério o que significa a manutenção da vida no planeta e que não tem para onde fugir. Tem até bilionário tentando fazer foguete, viagem, para ver se encontra algum espaço lá fora”, afirmou o mandatário durante cerimônia de lançamento do programa União com os Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais, em Brasília.
“Ele vai ter que aprender a viver aqui, utilizar o dinheiro que ele tem para ajudar a preservar isso aqui, para melhorar a vida das pessoas”, acrescentou o presidente, declaração posteriormente reproduzida no próprio X.
https://twitter.com/LulaOficial/status/1777695729974219166
As críticas de Musk a Moraes começaram no fim de semana, quando o bilionário o acusou de praticar censura e defendeu seu impeachment. Sem provas, o bilionário também disse que Moraes ‘colocou o dedo na balança para eleger Lula’.
O empresário subiu o tom nas críticas contra Moraes na noite desta segunda-feira (08/04) e afirmou que o magistrado mantém o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma “coleira”.
Em outro post, Musk assegurou que o ministro “tirou Lula da cadeia” e, por isso, o petista “não toma ações contra ele”.
Polícia Federal vai ouvir representante do X no Brasil
Segundo a coluna da jornalista Camila Bomfim, do G1, “a primeira medida nessa apuração será ouvir o representante do X no Brasil. O depoimento ainda será agendado, mas a decisão já foi tomada pelos investigadores”.
O inquérito foi instaurado nesta segunda-feira (08/04) pela PF para investigar uma possível obstrução de Justiça por parte de Elon Musk, associada a outros crimes. A abertura do inquérito foi solicitada pelo ministro Alexandre de Moraes. Em seu despacho, Moraes solicita que sejam apuradas as condutas de Musk em possíveis “crimes de obstrução à Justiça, inclusive em organização criminosa e incitação ao crime”.
Além de cumprir a determinação judicial, a abertura do inquérito possibilita à PF tomar as primeiras medidas práticas para investigar o suposto envolvimento de Musk nesses crimes, incluindo diligências que possam comprovar ou não sua participação.
(*) Com Ansa e Brasil247