20 Minutos: Assista aos quatro episódios da série especial sobre a Revolução Russa

Wikimedia Commons
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

Em 1917, a Revolução Russa mudou a cara do mundo. Era a primeira revolução socialista do século 20, dando início a uma mudança radical na organização política e social de um grande país. Uma transformação que pôs em xeque os limites do capitalismo e trouxe pela primeira vez na história um governo dos trabalhadores. Opera Mundi criou uma série especial do programa 20 Minutos, na qual o fundador do site, Breno Altman, comenta em quatro episódios como se deu esse processo. Assista:

Episódio 01:
O desenvolvimento capitalista tardio. A exploração camponesa e a herança da servidão. A guerra mundial. O papel de Lenin e dos bolcheviques. A revolução irrompe no elo mais fraco da cadeia imperialista. Porque foi na Rússia a primeira revolução socialista?



Episódio 02:
A Revolução Russa não para em outubro de 1917: depois do levante dos sovietes, inicia-se uma sangrenta guerra civil. Como o fracasso da revolução na Alemanha impôs limites para a Revolução Russa.  Qual foi o caminho de construção do socialismo soviético?

Episódio 03: 
O isolamento internacional. A coletivização do campo e a industrialização acelerada. A preparação para a guerra. A repressão contra a oposição interna. A guerra patriótica e popular. O papel de Stalin. O triunfo soviético sobre Hitler.  Como a União Soviética venceu a guerra contra o nazismo?

Episódio 04:
Contradições da economia planificada. Violação da democracia socialista. Reformas fracassadas de Gorbatchev: glasnost e perestroika. A restauração capitalista. Por que a União Soviética deixou de existir?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone
Breno Altman é diretor editorial do site Opera Mundi.