Cineasta brasileiro lança campanha nos EUA para financiar filme sobre músicos de 7 países

Para mostrar como a música pode 'quebrar ignorância sobre culturas diferentes', Gabriel Colombo irá a: Brasil, EUA, Cuba, Rússia, Turquia, Vietnã e Moçambique

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

O cineasta Gabriel Colombo lançou em agosto uma campanha de financiamento coletivo para o documentário "Nosso Ritmo" (Our Rhythm, no original em inglês). Produzido de forma independente nos EUA, o filme pretende viajar por sete países a fim de investigar diferenças e semelhanças da música ao redor do mundo.

"Queremos mostrar como a música pode quebrar nossa ignorância sobre culturas diferentes. Respeitando os limites de uma produção independente, escolhemos sete países pra trazer o máximo de diversidade possível. A ideia é mostrar como a música é uma ferramenta poderosa para conectar as pessoas a uma cultura diferente”, afirma o brasileiro, que pretende gravar em: Brasil, EUA, Cuba, Rússia, Turquia, Vietnã e Moçambique.

Assista abaixo o vídeo da campanha:

Há cinco anos nos EUA como atleta universitário e estudante de cinema, Gabriel Colombo mora atualmente em Pittsburgh, cidade mais populosa do estado da Pensilvânia. Foi a partir da experiência em solo norte-americano que ele percebeu que a experiência musical pode ser um elo entre culturas, representando um diálogo possível entre aquilo que é diferente.

Filme mostra como banda de rock influenciou movimento pró-autonomia da Groenlândia nos anos 70

Mostra Truffaut em SP: Especialistas discutem legado do francês como crítico e diretor

Homem mata ao menos 2 pessoas e se suicida durante sessão de cinema nos EUA

 

"Sempre toquei e fiz música aqui nos EUA, o que me abriu muitos caminhos. Depois de me formar em cinema, decidi fazer um filme exatamente sobre essa capacidade da música em criar empatia com o outro. Parto do princípio que o respeito só existe se há o esforço de se relacionar com a perspectiva do outro. É nesse momento que entra a musica, o fator sedutor de cada cultura", analisa.

Clique aqui e conheça o site da campanha

Opera Mundi TV

Cineasta Gabriel Colombo (ao centro) dirige o documentário "Nosso Ritmo", que irá acompanhar músicos de 7 países

Além de EUA, Colombo e a equipe de filmagem viajarão para Vietnã, Cuba, Brasil, Moçambique, Rússia e Turquia. A campanha pretende arrecadar 20 mil dólares para cobrir as despesas com transporte, alimentação e equipamento de filmagem.

"São sete músicos, setes países e sete histórias. O objetivo é investigar aspectos da música que refletem a cultura deles. Como diz o filósofo chinês Confúcio, se você deseja conhecer uma civilização, você deve ouvir a música deles", afirma.

Leia Mais

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias