Cineasta brasileiro lança campanha nos EUA para financiar filme sobre músicos de 7 países

Para mostrar como a música pode 'quebrar ignorância sobre culturas diferentes', Gabriel Colombo irá a: Brasil, EUA, Cuba, Rússia, Turquia, Vietnã e Moçambique

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

O cineasta Gabriel Colombo lançou em agosto uma campanha de financiamento coletivo para o documentário "Nosso Ritmo" (Our Rhythm, no original em inglês). Produzido de forma independente nos EUA, o filme pretende viajar por sete países a fim de investigar diferenças e semelhanças da música ao redor do mundo.

"Queremos mostrar como a música pode quebrar nossa ignorância sobre culturas diferentes. Respeitando os limites de uma produção independente, escolhemos sete países pra trazer o máximo de diversidade possível. A ideia é mostrar como a música é uma ferramenta poderosa para conectar as pessoas a uma cultura diferente”, afirma o brasileiro, que pretende gravar em: Brasil, EUA, Cuba, Rússia, Turquia, Vietnã e Moçambique.

Assista abaixo o vídeo da campanha:

Há cinco anos nos EUA como atleta universitário e estudante de cinema, Gabriel Colombo mora atualmente em Pittsburgh, cidade mais populosa do estado da Pensilvânia. Foi a partir da experiência em solo norte-americano que ele percebeu que a experiência musical pode ser um elo entre culturas, representando um diálogo possível entre aquilo que é diferente.

Filme mostra como banda de rock influenciou movimento pró-autonomia da Groenlândia nos anos 70

Mostra Truffaut em SP: Especialistas discutem legado do francês como crítico e diretor

Homem mata ao menos 2 pessoas e se suicida durante sessão de cinema nos EUA

 

"Sempre toquei e fiz música aqui nos EUA, o que me abriu muitos caminhos. Depois de me formar em cinema, decidi fazer um filme exatamente sobre essa capacidade da música em criar empatia com o outro. Parto do princípio que o respeito só existe se há o esforço de se relacionar com a perspectiva do outro. É nesse momento que entra a musica, o fator sedutor de cada cultura", analisa.

Clique aqui e conheça o site da campanha

Opera Mundi TV

Cineasta Gabriel Colombo (ao centro) dirige o documentário "Nosso Ritmo", que irá acompanhar músicos de 7 países

Além de EUA, Colombo e a equipe de filmagem viajarão para Vietnã, Cuba, Brasil, Moçambique, Rússia e Turquia. A campanha pretende arrecadar 20 mil dólares para cobrir as despesas com transporte, alimentação e equipamento de filmagem.

"São sete músicos, setes países e sete histórias. O objetivo é investigar aspectos da música que refletem a cultura deles. Como diz o filósofo chinês Confúcio, se você deseja conhecer uma civilização, você deve ouvir a música deles", afirma.

Leia Mais

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

A revista virtual
desnorteada

Mais Lidas

Últimas notícias

'Fatos alternativos' é a 'despalavra' de 2017

Termo estimula substituição de argumentos factuais por afirmações não comprovadas para manipular debate público, diz júri; iniciativa quer chamar atenção para palavras que ferem dignidade humana ou democracia

 

Sob a fumaça, a dependência

Não são apenas os fumantes que estão atrelados a um hábito do qual é difícil se livrar; o Brasil, líder global na exportação de tabaco, oculta sob os dados econômicos um quadro social de efeitos devastadores

 

Cientistas descobrem o que dizimou astecas

Após cinco séculos de mistério, equipe internacional de pesquisadores detecta bactéria, levada por europeus, que teria sido responsável pela morte de 15 milhões de pessoas em apenas cinco anos