“A Transformação de Canuto” é um premiado metadocumentario, onde um cineasta acompanha um colega que encena com integrantes de sua própria aldeia a morte e transformação de um outro indígena em onça. Por trás da trama, entram em cena também questões sobre preservação de tradições, processos de aculturação e adaptação. Os diretores são Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho.
Já entre os longas, o Brasil tem quatro candidatos. “Betânia”, de Marcelo Botta, toca na questão ambiental com a volta de uma mulher ao vilarejo natal, perto do parque nacional dos Lençóis Maranhenses. “Cidade; Campo”, de Juliana Rojas, traz a ambivalência rural-urbano do título, mas também discutindo a questão ambiental e de gênero.
O fantástico ganha espaço em “Estranho Caminho”, de Guto Parente, onde um jovem cineasta em visita a sua cidade natal é pego de surpresa pela pandemia. Depois de um primeiro encontro com o pai, coisas estranhas começam a acontecer.
O cineasta pernambucano Marcelo Gomes adaptou o romance “Relato de um Certo Oriente”, de Milton Hatoum, sobre a chegada de um irmão e uma irmã que deixam um Líbano à beira da guerra civil nos anos 1950 para se instalar na Amazônia. Com fotografia exuberante em preto e branco e atores libaneses nos papéis principais, o título do filme virou “Retrato de um Certo Oriente”.
Entre os curtas, o Brasil concorre com a ficção “A Noite das Garrafadas”, de Elder Gomes Barbosa, e o documentário “Bença”, de Mano Cappu.

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Terror latino
O festival também traz uma sessão especial dedicada aos filmes de terror. Entre os destaques estão “Cronos” (1992), de Guillermo del Toro, e mítico “Santa Sangre”, do igualmente mítico Alejandro Jodorowski, chileno radicado na França.
A mexicana Teresa Sanchez é a homenageada este ano. Atriz, produtora, diretora, marionetista, professora, dramaturga, compositora e cantora, ela já passou pelas telas de Toulouse em festivais anteriores, mas desta vez ela estará em pessoa para falar de suas experiências.
O festival Cinélatino acontece em Toulouse e região até 24 de março.