Aula Pública Opera Mundi: Que países ensinaram os militares brasileiros da ditadura a torturar?

Jornalista Marcelo Godoy, vencedor do prêmio Jabuti 2015 com o livro 'A Casa da Vovó', inaugura nova temporada da Aula Pública

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

No primeiro episódio da terceira temporada da Aula Pública Opera Mundi, o jornalista Marcelo Godoy responde à pergunta: quem ensinou os militares brasileiros a torturar durante a ditadura (1964-1985)? Godoy é autor do livro A Casa da Vovó – Uma Biografia do DOI-Codi (1969-1991), O Centro de Sequestro, Tortura e Morte da Ditadura Militar (Editora Alameda), vencedor do prêmio Jabuti 2015 de Livro do Ano de não ficção e premiado como melhor ensaio social pela Fundação Biblioteca Nacional.

Na Aula Pública, Godoy conta como a Doutrina de Guerra dos conflitos na Indochina e na Argélia influenciou os militares brasileiros. "A tortura se tornou uma arma no regime militar brasileiro. Para neutralizar o inimigo, os militares vão combinar estratégia de guerra com táticas policiais", afirma.

Assista o primeiro bloco da Aula Pública de Marcelo Godoy: quem ensinou os militares brasileiros a torturar?


No segundo bloco, Marcelo Godoy responde a pergunta do jornalista Victor Farinelli, de Santiago:


No terceiro bloco, Marcelo Godoy responde as perguntas do público da Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo

As Aulas Públicas são resultado de uma parceria entre Opera Mundi e a TVT. A primeira e a segunda temporadas das Aulas Públicas, produzidas em 2013 e 2014 em parceria com a TV Unesp, já foram exibidas em sinal aberto e estão disponíveis na internet no canal do YouTube de Opera Mundi.

Aula Pública Opera Mundi sobre petróleo será exibida nesta quinta pela TVT

'Ainda estou aqui', de Marcelo Rubens Paiva: estamos condenados a esquecer?

Aula Pública Opera Mundi sobre armas de destruição em massa será exibida nesta quinta pela TVT

 

Leia Mais

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

Lugar de fala e a fala do lugar

Eu não posso nunca esquecer que essa palavra que trago como meu ofício de mundo não pode ser menos que o fio afiado da lâmina, mas não qualquer lâmina