Enfrentamentos entre exército e grupo deixa 6 mortos na Venezuela durante exercícios militares

Segundo major-general Jesús Suárez Chourio, também foi detida uma mulher no episódio

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Seis pessoas morreram neste sábado (26/08) em enfrentamentos entre o exército e um agrupamento no estado Táchira, fronteiriço com a Colômbia, no marco dos exercícios militares realizados na Venezuela, informou o major-general Jesús Suárez Chourio.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

"Estávamos vasculhando, patrulhando e protegendo nossa fronteira. Nesta operação, nos encontramos com um grupo gerador de violência chamado Los Rastrojos. O enfrentamento foi provocado, dando como resultado seis elementos abatidos", disse Chourio em declarações ao canal estatal "VTV".

O militar apontou que no incidente também foi detida "uma cidadã" que, segundo disse, está contribuindo com "informações valiosas para esclarecer o caso e chegar às conexões de fatos irregulares aqui na Venezuela".

O grupo "Los Rastrojos" surgiu em território colombiano após a desmobilização da organização paramilitar Autodefesas Unidas da Colômbia.

Bolívia: Morales afirma que "se algo acontecer a Maduro será culpa de Vicente Fox"

Conselheiro para Segurança Nacional da Casa Branca desmente Trump e nega 'opção militar' na Venezuela

Sanções dos EUA são "pior agressão" à Venezuela em 200 anos, diz chanceler venezuelano

 

Agência Efe

Incidente ocorreu durante o final de semana de exercícios militares que ocorre no país

Chourio explicou que havia munição, material de "intendência", "um uniforme do Exército colombiano com nomes e sobrenomes" e "hierarquização e grau" em posse do grupo.

O governo venezuelano afirma constantemente que existem "paramilitares colombianos" infiltrados no país, e a fronteira foi durante anos um canal aberto para o crime organizado.

Além disso, Chourio destacou que os exercícios militares nos estados fronteiriços obtiveram "excelentes resultados".

"Vimos o alto preparo do exército em suas missões dentro deste exercício (que consiste em) pôr às ordens do sistema defensivo territorial todas as suas forças e equipamentos", disse.

O presidente Nicolás Maduro ordenou a realização de algumas práticas militares neste final de semana, após o presidente dos EUA, Donald Trump, indicar no último dia 11 de agosto que não descartava a "opção militar" contra a Venezuela.

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias