Aula Pública Opera Mundi: como seria a construção de Brasília se outro projeto tivesse vencido?

Autora do livro (IM) Possíveis Brasílias, arquiteta Aline Costa Braga discute diferentes perspectivas para a construção da capital federal

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Opera Mundi TV

Na Aula Pública, Aline Costa Braga apresenta pesquisa sobre os projetos que concorreram ao concurso para a construção de Brasília


O que é uma cidade com qualidade de vida? Na ocasião da construção de Brasília, os arquitetos buscavam responder essa questão para desenvolver o projeto que ergueu a capital federal. Havia um desafio enorme a ser vencido: desenhar uma cidade a partir do zero. Ou seja, desenvolver um plano em que o papel e a arquitetura antecediam as pessoas. O local era um vazio territorial que, apenas num segundo momento, passou a ser habitada.  

Mas como seria Brasília se outro projeto tivesse vencido o concurso que definiu as diretrizes para a construção da cidade?

Essa é a questão que Aline Costa Braga, arquiteta e mestre em História da Arte pela Unicamp, busca responder ao discutir os Projetos para a Construção de Brasília, na Aula Pública Opera Mundi.

Aline é autora do livro '(IM)Possívei Brasília' (Alameda, R$69), que discute os diferentes projetos apresentados para a construção da cidade, dentro de um contexto mais amplo dos debates internacionais sobre o que um projeto arquitetônico deveria ser.

Assista ao primeiro bloco da Aula Pública com Aline Costa Braga: como seria Brasília se outro projeto tivesse vencido o concurso?


 

Cidade italiana inicia obra para 'contextualizar' painel que enaltece Mussolini

Temer diz que gravação é 'fraudulenta' e ataca Joesley: 'falastrão' que cometeu 'crime perfeito'

Aprovado, projeto de lei quer mostrar imagens de fetos a vítimas de estupro que buscam aborto legal no DF

 

No segundo bloco, Aline Costa Braga responde perguntas do público da Universidade Anhembi Morumbi



 

 

Leia Mais

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

'Não podemos mais confiar na Casa Branca'

Ministro do Exterior da Alemanha reage às declarações de Trump, que descreveu a UE como um 'inimigo' dos EUA no comércio. Heiko Maas convoca uma Europa 'unida e soberana' para preservar a parceria com Washington