Aula Pública Opera Mundi: como seria a construção de Brasília se outro projeto tivesse vencido?

Autora do livro (IM) Possíveis Brasílias, arquiteta Aline Costa Braga discute diferentes perspectivas para a construção da capital federal

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Opera Mundi TV

Na Aula Pública, Aline Costa Braga apresenta pesquisa sobre os projetos que concorreram ao concurso para a construção de Brasília


O que é uma cidade com qualidade de vida? Na ocasião da construção de Brasília, os arquitetos buscavam responder essa questão para desenvolver o projeto que ergueu a capital federal. Havia um desafio enorme a ser vencido: desenhar uma cidade a partir do zero. Ou seja, desenvolver um plano em que o papel e a arquitetura antecediam as pessoas. O local era um vazio territorial que, apenas num segundo momento, passou a ser habitada.  

Mas como seria Brasília se outro projeto tivesse vencido o concurso que definiu as diretrizes para a construção da cidade?

Essa é a questão que Aline Costa Braga, arquiteta e mestre em História da Arte pela Unicamp, busca responder ao discutir os Projetos para a Construção de Brasília, na Aula Pública Opera Mundi.

Aline é autora do livro '(IM)Possívei Brasília' (Alameda, R$69), que discute os diferentes projetos apresentados para a construção da cidade, dentro de um contexto mais amplo dos debates internacionais sobre o que um projeto arquitetônico deveria ser.

Assista ao primeiro bloco da Aula Pública com Aline Costa Braga: como seria Brasília se outro projeto tivesse vencido o concurso?


 

Cidade italiana inicia obra para 'contextualizar' painel que enaltece Mussolini

Temer diz que gravação é 'fraudulenta' e ataca Joesley: 'falastrão' que cometeu 'crime perfeito'

Aprovado, projeto de lei quer mostrar imagens de fetos a vítimas de estupro que buscam aborto legal no DF

 

No segundo bloco, Aline Costa Braga responde perguntas do público da Universidade Anhembi Morumbi



 

 

Leia Mais

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

O livro que você quer!

O livro que você quer!

A Editora Alameda selecionou 31 títulos especialmente para você, leitor de Opera Mundi. Alguns destaques: Vila Buarque, o caldo da regressão, de Marcos Gama; Autoritarismo e golpes na América Latina, de Pedro Estevam Serrano; Machado de Assis - a Poesia Completa; A formação do mercado de trabalho no Brasil, de Alexandre de Freitas Barbosa; Nós que amamos a revolução, de Américo Antunes; Jorge Amado na Hora da Guerra, de Benedito Veiga; Da Pizza ao Impeachment, de Roberto Grün; Tsimane, de Aline Vieira, e Casa da Vovó, de Marcelo Godoy. A lista é incrível, aproveite. Tem alguns descontos convidativos e o frete é grátis para todo o Brasil.

Leia Mais

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

A revista virtual
desnorteada

Mais Lidas

Últimas notícias