Canadá apresenta primeira cédula ilustrada com imagem de mulher negra

Viola Desmond, que tem o seu rosto impresso na nova nota de $ 10, foi uma ativista canadense dos direitos civis que, em 1946, desafiou segregação racial no país

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

O governo do Canadá revelou nesta quinta-feira (08/02) sua primeira cédula ilustrada com a imagem de uma mulher negra. Viola Desmond, que tem o seu rosto impresso na nova nota de $10, foi uma ativista canadense dos direitos civis, que em 1946 desafiou a segregação racial no país. 


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

A nova cédula, que também é a primeira vertical do país, foi apresentada em Halifax pelo ministro das finanças do país, Bill Morneau, e pelo governador do banco do Canadá, Stephen Poloz. A cerimônia também contou com a presença de Wanda Robson, de 91 anos, irmã de Desmond. 

No verso da nota, aparece o Museu dos Direitos Humanos construído recentemente na cidade de Winnipeg. O novo dinheiro entrará em circulação apenas no final deste ano.

A homenagem ocorre depois de o governo canadense conceder um perdão póstumo à ativista, em 2010.

Nos anos 1940, ela foi presa e recebeu uma multa após enfrentar as leis que discriminavam os negros no país. Na ocasião, Desmond recusou-se a sair de uma área destinada somente a pessoas brancas em um cinema na cidade de Nova Glasgow, no litoral do canadense. 

Logo após sua condenação, se mudou para os Estados Unidos, onde faleceu em 1965, aos 50 anos de idade. 

Reprodução/Bank of Canada

Imagem de Viola Desmond vai ilustrar nota de 10 dólares canadenses a partir do fim do nao

Canadá responde Trump convidando pessoas transgênero a se alistarem no Exército do país

Costa Rica 'demonstra submissão vergonhosa aos EUA' ao desconhecer resultados na Venezuela, diz Caracas

Canadá altera hino para respeitar neutralidade de gênero

 

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

Justiça da UE condena Alemanha por poluição da água

Tribunal de Justiça da União Europeia considera que Berlim não fez o suficiente para deter contaminação de águas subterrâneas por nitrato; índices continuam altos apesar de leis mais severas para fertilizantes agrícolas