Cuba sedia em julho encontro anual do Foro de São Paulo

Reunião acontece em Havana entre 15 e 17 de julho; para Partido Comunista de Cuba, encontro é momento de unir ideias e esforços para deter ofensiva contrarrevolucionária da direita

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

A capital cubana será anfitriã de 15 a 17 de julho dos partidos de esquerda e movimentos progressistas da região, que estarão na Ilha para o 24º Encontro Anual do Foro de São Paulo.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

O Partido Comunista de Cuba (PCC) convocou a reunião cumprindo o compromisso assumido em Manágua, Nicarágua, em 2017 e, segundo José Ramon Balaguer Cabrera, chefe do Departamento de Relações Internacionais do PCC, o encontro constitui um compromisso político internacionalista para Cuba.

Em carta enviada aos integrantes do Foro de São Paulo, Balaguer Cabrera assegurou que este é o momento de unir ideias e esforços para deter, o quanto antes, a atual ofensiva contrarrevolucionária da direita internacional e regional.

“A ofensiva da direita tem sido contra todas as experiências políticas que nestes anos, de um modo ou de outro, se propuseram realizar mudanças a favor de uma América Latina e um Caribe soberanos, integrados e justos”, sublinhou.

Após Trump sobretaxar produtos chineses, Pequim impõe tarifa de 25% a itens dos EUA

China pede à comunidade internacional revogação de sanções contra Pyongyang; veja repercussão

Acordo entre Trump e Kim prevê desnuclearização da península; EUA vão interromper exercícios militares

 

Reprodução

Próximo encontro anual do Foro de São Paulo acontece em Havana

Foro de São Paulo

O Foro de São Paulo aglutina partidos, grupos de esquerda latino-americanos e movimentos sociais e progressistas, fundado pelo Partido dos Trabalhadores do Brasil e que adotou o nome da cidade onde se realizou pela primeira vez, em São Paulo, no ano de 1990.

Naquele ato de fundação, fruto das ideias compartilhadas pelo líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, e Luiz Inácio Lula da Silva —então dirigente do Partido dos Trabalhadores e futuro presidente brasileiro —, demonstrou sua transcendência.

“Estamos persuadidos de que é chegada a hora propícia para defender as importantes conquistas alcançadas pela esquerda e as forças progressistas da região durante os últimos 20 anos”, pontuou Balaguer Cabrera.

O dirigente cubano afirmou que o 24º Encontro será o espaço propício para avaliar como transformar os reveses conjunturais ocorridos nos últimos anos, para ganhar as próximas batalhas que terão lugar na região.

(*) Com Resistência.cc

Leia Mais

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias