A Nintendo Company foi fundada em 23 de setembro de 1889. Mundialmente conhecida por sua produção de vídeo-games, só começou a investir no ramo em meados dos anos 1970. Da sua criação até 1956, a Nintendo era apenas uma produtora de baralhos artesanais.
A palavra Nintendo tem sua raiz num provérbio japonês que significa “Deixe o Destino para o Céu”. A empresa foi criada por Fusajiro Yamauchi como uma produtora de Hanafudas. Hanafuda é um baralho japonês composto de 48 cartas com ilustrações inspiradas na flora japonesa e divididas em 12 grupos de quatro, em que cada grupo representa um mês do ano. Até hoje a Nintendo os fabrica como forma de manter intacta sua origem.
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Hanafuda da Nintendo representando a Era Meiji
Em 1929, Yamauchi, já com 70 anos, passa o bastão para o genro Sekiryo Kaneda. Vinte anos depois, doente, é obrigado a deixar o cargo, passando a presidência para um jovem de 22 anos que iria mudar para sempre a história da empresa, seu neto Hiroshi Yamauchi.
Em 1956, Hiroshi faz uma visita aos Estados Unidos para conhecer a United States Playing Card Company e descobre que a maior empresa do mundo no segmento utilizava apenas um singelo escritório como base operacional. Fecha contrato com a Disney para produção de cartas baseadas nos personagens de Walt Disney.
Wikimedia Commons – o inovador modelo Wii
Em 1974 a Nintendo se torna a distribuidora oficial no Japão do primeiro console da história, o Magnavox Odyssey, para em seguida contratar um jovem e promissor estudante de desenvolvimento de produtos, Shigeru Miyamoto.
Antes da Nintendo se tornar um símbolo de games, a empresa já havia lançado uma linha de consoles durante primeira geração de videogames. Em 1977, surge o Color TV Game 6, “um telejogo” que trazia seis variações do Pong em sua memória. No ano seguinte lança o Color TV Game 15, com 15 jogos na memória e controle com fio, e termina o ano com o Color TV Racing 112, um jogo de corrida, com volante e tudo. Em 1979 surge o Color TV Game Block Breaker, um console individual que tinha como atrativo um port do jogo Block Breaker. Em 1980 lança o último dos Color TV, o Computer TV Game, tendo como atração um port do primeiro jogo para arcade da Nintendo, o Computer Othelo.
Ainda em 1980, mostra ao mundo que Nintendo e videogame podem ser considerados sinônimos. O designer Gunpei Yokoi pensa: “e se as pessoas pudessem levar nossos jogos no bolso para jogarem no metrô, no avião, no recreio, …?”. Nascia uma das maiores febres do início dos anos 1980, o Game & Watch.
O Game & Watch era um portátil com tela de LCD que continha um único jogo, mais relógio e alarme. Funcionava com baterias de 1,5v. Foi sucesso absoluto quando surge, também por Yokoi, o Game Boy.
Em 15 de julho de 1983, os japoneses conheceram um dos maiores consoles de todos os tempos, o Family Computer, ou apenas, Famicom. Dois anos depois desembarca nos Estados Unidos como NES (Nintendo Entertainment System), até hoje chamado de “Nintendinho”. Era compacto e possuía o inovador joystick em formato D-pad. Em 1985 chega aos Estados Unidos com um visual totalmente diferente do Famicom. O Nintendinho foi uma festa em materia de jogos de qualidade. A partir dele surgiram várias das franquias mais célebres: Zelda, Donkey Kong, Metroid, Kirby e Mario e sua turma.
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Super Mario Bros. (1985) salvou a indústria dos games. A crise de 1983 quase levou ao fim o mercado de consoles, se não fosse o encantador ‘bigodudo’. O gosto por consoles havia começado com o Atari 2600 em 1978, que dominava o mercado sem deixar espaço para os concorrentes. Por se tratar de produto inédito, os executivos não tinham noção de como deveria ser trabalhado. A Nintendo de Miyamoto apostou no NES.
O Nintendinho massacrou seus adversários, em especial o Master System da Sega. Esta reage com o Mega-Dive de 4ª geração. Nintendo demora um pouco, mas entra com o Super Famicom em 21 de novembro de 1990, o Super NES.
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O clássico modelo Nintendo 64
O Super Nintendo veio com dois grandes diferencias em relação ao Mega-Drive: A biblioteca de jogos exclusivos da Nintendo e o Joystick com seis botões, incluindo os inovadores botões frontais. Enquanto o Mega Drive usava um d-pad com três botões laterais, a Nintendo desenvolveu um joystick com seis botões, quatro deles a ser pressionados com o polegar e outros dois na parte frontal, com os indicadores.
Em 1996, lança o seu console de 5ª geração para competir com a Sega (Saturn) e a novata Sony (PlayStation). Enquanto Sony, Sega, e Panasonic traziam consoles com 32-bit, a Nintendo tinha um console com o dobro do processamento e era o único a utilizar o ultrapassado modelo de cartuchos. As análises de games são baseadas em opinião e o The Legend of Zelda: Ocarina of Time é escolhido o melhor jogo de todos os tempos.
Na 6ª geração resolveu seguir a concorrência e adotar a mídia ótica e apostou num padrão pouco utilizado à época, o mini DVD em detrimento ao DVD. Mas a verdade é que o PlayStation 2 esmagou o seus principais concorrentes.
O Game Cube era um ótimo console. Compacto, joystick fenomenal e uma boa bilioteca de jogos, incluindo os exclusivos da família Nintendo. Mesmo com os Metroid Prime, Twilight Princess, Resident Evil 4 e Eternal Darkness, o GamecCube não conseguiu vencer os concorrentes.
Em 2001, a Nintendo se preocupa e lança um incrível portátil de 32-bits, o Game Boy Advance. O GBA, como é conhecido até hoje, vendeu mais de 81 milhões de unidades e dominou o mercado de portáteis na sexta geração de consoles, mas um dos seus maiores legados foi a emulação em PCs.
WikiCommons – Super Mario Bros I
E eis que em 2004 surge o Nintendo DE: 151 milhões de unidades vendidas até hoje, só perdendo para o PlayStation 2 por apenas 2 milhões de unidades. Numa época em que a alavanca analógica já havia se tornado item obrigatório em qualquer console, a Nintendo apresenta o seu novo portátil e ignora a alavanca analógica, mas em contrapartida traz uma inovação: a segunda tela.
A Nintendo resolveu mudar de tática na 7ª geração. A Microsoft foi mais rápida que Sony e Nintendo e lançou o Xbox 360, o primeiro videogame de alta definição. A Nintendo ignorou a “moda da alta definição” e lançou um console de gráficos toscos, mas como uma interatividade única na história dos games, o Wii. Não pelos gráficos e nem pelo controle de movimentos, o Wii é fantástico porque toda pessoa que não gosta de games gostaria de ter um. É para se divertir com os familiares em casa. Até janeiro de 2012 o Wii tinha vendido 94 milhões de unidades.
A Nintendo possui um verdadeiro exército de desenvolvimento de jogos. Além de contrato com diversos estúdios independentes que desenvolvem jogos exclusivos para as plataformas da Nintendo, também possui estúdios próprios. O principal é o EAD (Nintendo Entertainment Analysis and Development), chefiado por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, seus dois designers mais brilhantes.
Também nesta data:
1862 – Bismarck é nomeado governante da Prússia e inicia unificação alemã
1835 – Morre o compositor siciliano Vincenzo Bellini
1939 – Morre em Londres Sigmund Freud, o criador da psicanálise
1964 – Chagall inaugura pintura no teto da Opera de Paris
1973 – Morre o poeta chileno Pablo Neruda