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No dia 23 de julho de 1757, morre em Madri o compositor barroco italiano Giuseppe Domenico Scarlatti. Suas maiores contribuições para a música foram as sonatas para teclado num único movimento, nas quais teve a oportunidade de construiu harmonias bastante inovadoras. Além delas, também compôs obras para orquestra e coro. Embora tenha vivido no período que corresponde ao auge da música barroca, suas composições, leves e homofônicas, têm estilo mais próximo daquele do início do período clássico.
Scarlatti nasceu em Nápoles em 26 de outubro de 1685. Filho do maestro di cappella Alessandro Scarlatti, seus dons musicais desenvolveram-se com prodigiosa rapidez. Aos 16 anos, tornou-se músico da Capela Real e, dois anos depois, pai e filho se estabeleceram em Roma, onde Domenico passou a receber lições dos mais eminentes músicos da Itália. A amizade com Arcangelo Corelli também contribuiu para a evolução de seu gênio musical. Pouco depois, Scarlatti já era famoso em toda a Itália, em especial como clavicordista.
Trabalhou entre 1714 e 1719 como maestro di cappella na Capela Giulia no Vaticano. Compôs um oratório e uma dezena de óperas para o teatro napolitano São Bartolomeo, para o teatro romano Palazzo Zuccari e para o Teatro Capranica.
Entre seus patrocinadores de Roma estavam a rainha polonesa exilada Maria Casimira e o embaixador português no Vaticano, o marquês de Fontes, que em 1720 conseguiu levar Scarlatti para a Capela Patriarcal em Lisboa. Sua serenata Applause Genetliaco foi executada na embaixada portuguesa em 1714 e sua Contesa delle stagioni na Capela Real de Lisboa em 1720.
Amizades
Scarlatti era também uma figura familiar nos saraus semanais da Accademie Poetico-Musicali, que tinha como anfitrião o infatigável amante da música, o cardeal Pietro Ottoboni. Lá, os mais talentosos músicos de Roma se encontravam para apreciar música de câmara.
Ali conheceu Handel, que nasceu no mesmo ano que Scarlatti. Por ocasião de seu encontro, em 1708, tinham ambos 33 anos e competiam entre si sob os olhares críticos de Ottoboni. Eram considerados equivalentes no clavicórdio, mas Handel se mostrava superior no órgão. Dali em diante, passaram a demonstrar respeito mútuo o que se transformou em uma amizade vitalícia.
Por intermédio de Ottoboni, Scarlatti conheceu também Thomas Roseingrave, que passou a ser seu entusiástico admirador. Quando Roseingrave voltou para Londres, publicou a primeira edição do Essercizi per gravicembalo (1738-9) de Scatrlatti, do qual o compositor inglês Charles Avison tirou material para ao menos 29 sonatas e 12 concertos. Gravicembalo era o cravo com intensidade alta e baixa, posteriormente denominado pianoforte.
Assista abaixo à interpretação da cravista Elaine Comparone para a sonata em D menor K.517:
Viagens
Atraído pelo desconhecido, abandonou o posto de Maestro di Capella na Basílica de São Pedro, em Roma. Uma natural curiosidade e fascínio por países distantes induziu-o a empreender viagens a Londres, onde sua ópera Narciso não repercutiu tão bem quanto esperava. De Londres viajou a Lisboa (1720-28). Como cravista na corte real, foi incumbido da educação musical das princesas. A morte de seu pai levou-o de volta a Nápoles, no entanto, não permaneceu por muito tempo em sua terra natal. Uma antiga discípula portuguesa, que havia se casado com Fernando VI da Espanha, convidou-o para se juntar à corte espanhola. Scarlatti aceitou e em 1733 após um período em Sevilha trasladou-se a Madri onde viveu até a morte.
Com a sólida base musical que trouxe da Itália e seu brilhantismo no clavicórdio, Scarlatti mergulhou fundo nos temas folclóricos de estética moura e cigana. Compôs mais de 500 sonatas para clavicórdio e ao menos 17 sinfonias e um concerto para o mesmo instrumento. Exerceu grande influência sobre seus contemporâneos portugueses e espanhóis como Carlos de Seixas e Antonio Soler.
Retornou à Itália em apenas três ocasiões. Em 1724 encontrou-se com o castrato Farinelli, na altura vivendo na corte espanhola. Em 1725 esteve presente no enterro de seu pai em Nápoles. E em 1728, quando conheceu e se casou com sua primeira esposa, mãe de cinco de seus filhos. Viúvo, casou-se novamente, desta vez com uma espanhola que lhe daria mais quatro filhos.
Assista abaixo à interpretação da pianista Martha Argerich para a sonata em Re menor K.141:
Também nesse dia:
1920 – Nasce, oficialmente, a rainha do fado Amália Rodrigues
1840 – É criada a Província do Canadá
1942 – O campo de extermínio nazista de Treblinka
1961 – É fundada na Nicarágua a Frente Sandinista de Libertação Nacional
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