Opera Mundi leva a Bauru nova série de Aulas Públicas, com ex-ministro Franklin Martins e outros convidados

Evento acontece nos dias 28, 29 e 30 de janeiro no campus da Unesp; confira programação e participe!

Redação

atualizada às 17h:20

Com a presença confirmada de especialistas em Relações Internacionais, Opera Mundi TV e TV Unesp, em parceria com a Jornal Júnior, RPJúnior e o Departamento de Comunicação Social da Unesp (Universidade Estadual Paulista), lançam em janeiro a segunda temporada das Aulas Públicas Opera Mundi. Clique aqui e assista à primeira temporada.




As gravações acontecem no campus da Unesp de Bauru-SP nos dias 28, 29 e 30 de janeiro e terão o ex-ministro da Comunicação Social do governo Lula, Franklin Martins, Nalu Faria (Marcha Mundial das Mulheres), Reginaldo Nasser (PUC-SP), Roque Monteleone (ex-inspetor de armas químicas da ONU), Manolita Correia Lima (ESPM) e Gilberto Maringoni (UFABC). Todos irão falar sobre temas importantes no Brasil e no mundo.

Confira a programação e participe! 
 


Terça-feira (28/01) 
às 9h
Nalu Faria
, psicóloga e líder da Marcha Mundial das Mulheres, fala sobre: “legalização do aborto ao redor do mundo”
"As mulheres que abortam em condições inseguras vivem em silencio, invisíveis por culpa e medo de serem julgadas. Mas a criminalização não impede que as mulheres recorram ao  aborto como um ultimo recurso frente a uma gravidez indesejada", afirma



Terça-feira (28/01) às 10h30
Reginaldo Nasser,
doutor em ciência política e professor da PUC-SP, responde: “o que está acontecendo no Oriente Médio?”
Insurgência, revolta ou revolução? Embora seja difícil definir, o fato é que estamos presenciando uma série de transformações econômicas, sociais e políticas inéditas naquela região e que afetam em cheio a Política Internacional”, afirma Nasser.



Quarta-feira (29/01) às 9h

Franklin Martins, jornalista, cientista político e ex-ministro da Comunicação Social, responde: “por que a mídia deve ser regularizada?”
“Praticamente todas as sociedades democráticas do mundo têm mecanismos de regulação dos meios de difusão. Salta aos olhos, então, a necessidade de avançar nessa área e promover o debate na esfera pública", afirma Franklin.



Quarta-feira (29/01) às 10h30
Roque Monteleone
, professor da Unifesp e ex-inspetor e perito da ONU, responde: “o que são armas de destruição em massa?”
"Ir a Bauru faz parte deste meu retorno, dando continuidade a um projeto que tenho me envolvido nesses últimos dois anos: escrever um livro e contribuir para a discussão entre a relação entre a política, o poder, a ética e o saber técnico-científico, com o viés das experiências que tive", afirma Monteleone.



Quinta-feira (30/01) às 9h

Manolita Correia Lima, professora da pós-graduação em Marketing da ESPM e especialista em Educação, fala sobre: "a internacionalização do ensino".
Com o ensino superior cada vez mais inserido no processo de internacionalização, o Brasil, assim como outros países do mundo, adotou princípios de cooperação solidária e integração regional para nortear as parcerias na educação.


Quinta-feira (30/01) às 10h30
Gilberto Maringoni
, jornalista e professor da UFABC, responde: “a Venezuela é uma ditadura ou democracia?”
“O evento promovido pela TV Unesp e por Opera Mundi é da maior importância. Há uma campanha constante contra as mudanças políticas, econômicas e sociais que alguns governos do continente abraçaram nos últimos 15 anos. Venezuela, Equador, Argentina e Bolívia são os que levaram mais longe tais iniciativas. Elas contam com franca oposição da Casa Branca e dos donos do dinheiro e da mídia no mundo. Contra o bolor das velhas ideias, nada como o ar fresco do debate aberto”, afirma Maringoni.

Aula Pública” é um programa criado por Opera Mundi TV e TV Unesp em 2013. Com a participação de um público amplo e plural, o projeto debate com mais profundidade assuntos internacionais, aliando o conhecimento acadêmico de professores com a interação da plateia.

A primeira temporada das Aulas Públicas pode ser assistida no canal de Opera Mundi no Youtube www.youtube.com/opmundi

Contato:

Redação Opera Mundi TV:

 (11) 30122404 - Ramal 131

Email: douglas@operamundi.com.br

TV Unesp

(14) 3103-6161

Comentários