'Coletes Amarelos' realizam primeiro protesto do ano na França

Apesar de menor que as do fim de 2018, as primeiras manifestações de 2019 acontecem em várias cidades do país, como Paris, Marselha, Montpellier, Caen, Le Mans e Avignon

Redação

São Paulo

Todos os posts do autor

O movimento dos "coletes amarelos" realiza neste sábado (05/01) o primeiro protesto do ano, oitavo consecutivo, contra as políticas econômicas do presidente da França, Emmanuel Macron.

Apesar de menor que as do fim de 2018, as primeiras manifestações de 2019 acontecem em várias cidades do país, como Paris, Marselha, Montpellier, Caen, Le Mans e Avignon.

Os manifestantes se reuniram durante a manhã de hoje do lado de fora do Hotel de Ville, no centro da cidade. Outro grupo se reuniu na Avenida Champs Elysees, a principal via da capital Paris.

Milhares de manifestantes marcharam em direção ao edifício do Parlamento. Segundo agência Sputnik, um pequeno grupo se separou da multidão de manifestantes e tentou provocar policiais, que responderam com gás lacrimogêneo.

Já perto do Museu D'Orsay, nas margens do rio Sena, diversas pessoas ficaram feridas em confronto com a polícia. 

O movimento começou em novembro, em função da alta dos preços dos combustíveis, mas logo abarcou toda a insatisfação social com as políticas econômicas de Macron.

O presidente já anunciou uma série de medidas para conter os protestos, como o aumento de 100 euros no salário mínimo e o congelamento do preço dos combustíveis

*Com ANSA e Sputnik

Flickr
Manifestantes se reuniram durante a manhã de hoje do lado de fora do Hotel de Ville, no centro de Paris

Recomendadas para você

Comentários

Leia Também