Netflix lança documentário 'Democracia em Vertigem', sobre Brasil pré e pós-golpe de 2016

Diretora Petra Costa teve acesso aos bastidores dos processos que abalaram a democracia brasileira e culminaram na prisão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e eleição do político e ex-militar de extrema direita Jair Bolsonaro (PSL)

“Eu tinha 19 anos quando Lula foi eleito. Eu me lembro da euforia. Parecia um grande passo para nossa democracia. 20 milhões de pessoas saem da pobreza, a taxa de desemprego atinge o menor índice da história e o Brasil emerge como um dos protagonistas no cenário mundial. Para o suceder, ele escolhe Dilma Rousseff, que se torna nossa primeira presidente mulher. Parecia uma mudança de símbolos. Mas algo no nosso tecido social começa a mudar”.

É assim que é anunciado o documentário “Democracia em Vertigem”, de autoria de Petra Costa, diretora de filmes como “Elena” e “O Olmo e a Gaivota”. O filme, que será lançado nesta quarta-feira (19/06) na plataforma de transmissão de vídeos Netflix, costura o passado da diretora, assim como seus relatos, com a democracia brasileira de 2002 até hoje, com filmagens exclusivas dos momentos que antecederam e sucederam o golpe de 2016 contra a presidente Dilma Rousseff (PT).

Tarso Cabral Violin/FlickrCC
Diretora traça paralelos entre sua vida e os rumos do Brasil entre 2002 e 2018

A diretora teve acesso aos bastidores dos processos que abalaram a democracia brasileira e culminaram na prisão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e eleição do político e ex-militar de extrema direita Jair Bolsonaro (PSL).

O documentário estreou em Sundance, nos EUA, em janeiro, e passou por diversos festivais desde então antes de chegar à plataforma de streaming.

Confira abaixo o trailer:


Comentários

Leia Também