De acordo com pesquisas de boca-de-urna, mais da metade dos uruguaios elegeram o candidato da esquerda Frente Ampla, José Mujica, para a presidência do país.
Após votação do segundo turno das eleições realizada hoje, pesquisa da consultoria Fáctum aponta 51,6% para Mujica e 44,4% para o candidato do Partido Nacional, Luis Lacalle. Votos em branco e nulos chegaram a 4%.
Iván Franco/EFE
Simpatizantes da Frente Ampla comemoram resultado das pesquisas de boca-de-urna
Por sua parte, os números da pesquisadora Cifra mostram 51,5% para a Frente Ampla contra 44,4% para o opositor.
Já para Equipos Mori, empresa que se aproximou mais do resultado na votação do mês passado,o ex-tupamaro obteve 50,1% dos votos contra 46,2% de Lacalle.
Às 19h30 local (19h30 de Brasília), a Corte Eleitoral estimou “entre 89% e 92%” o nível de participação dos 2.563.285 uruguaios habilitados para votar nas 6.868 mesas eleitorais dispostas em todo o país, em uma jornada tranquila e sem incidentes.
O futuro presidente do Uruguai governará de 2010 a 2015.
Em clima de festa
À espera da divulgação dos resultados oficiais, milhares de simpatizantes da Frente Ampla começaram a se reunir na sede do partido, onde espera-se que Mujica se dirija a seus seguidores e à imprensa.
O presidente da Frente Ampla, Jorge Brovetto, disse que os dados de boca-de-urna apontam uma grande vantagem a Mujica frente ao candidato do Partido Nacional, mas que irá aguardar os resultados oficiais para se pronunciar.
O atual presidente, Tabaré Vázquez, declarou que considera Mujica como vencedor e se deslocou para o local onde está o candidato. “Mandei um abraço por telefone a Lacalle e agora vou saudar meu amigo Pepe Mujica, a quem as pesquisas dão entre 51,5% e 50,1% dos votos”, disse Vázquez à imprensa.
José Mujica, um ex-guerrilheiro que passou 13 anos de sua vida na prisão, boa parte deles durante a ditadura militar (1973-1985), ganhou o primeiro turno das eleições com 48% dos votos.
NULL
NULL
NULL