Atualizado às 12h57
Com receio de possíveis ataques terroristas, diversas nações estão montando operações especiais de segurança para as comemorações de Ano Novo que acontecerão neste sábado (31/12). A Europa está em estado de alerta.
Áustria, Hungria e República Checa já anunciaram um aumento do efetivo policial para vigiar as comemorações em suas respectivas capitais, mas as autoridades austríacas, húngaras e checas coincidiram em afirmar que não há indícios de uma ameaça concreta.
Agência Efe
Após ataque a feira de Natal, Berlim é uma das cidades que terá esquema de segurança especial para Ano Novo
Boa parte dos agentes de segurança não usarão uniformes e estarão disfarçados de civis. O objetivo desta medida é poder detectar crimes como assédios sexuais e roubos.
Diante do eventual risco de ataques com veículos, similares aos atentados com caminhões em Berlim e Nice, o trânsito deve ser bloqueado temporariamente em torno das zonas mais ocupadas.
Turquia
Na Turquia, o governo informou que mobilizará um contingente de 17 mil policiais em Istambul e fechará o trânsito em todos os acessos à praça Taksim, onde grandes multidões costumam se reunir para a celebração de Ano Novo.
Muitos dos policiais estarão disfarçados de funcionários de limpeza, vendedores, engraxates e até mesmo de Papai Noel, para prevenir roubos, furtos e assédio sexual, segundo as autoridades. Essa medida já foi tomada no ano passado, quando 15 mil policiais foram mobilizados em Istambul.
Ancara também contará com grande presença policial e o trânsito será fechado em vários pontos da cidade para impedir o acesso de veículos às zonas onde as pessoas costumam reunir para a festa.
NULL
NULL
Alemanha
Na Alemanha, as autoridades informaram que “todas as medidas estão sendo tomadas para previnir possíveis ataques” durante as comemorações, especialmente em Berlim, que foi alvo recente de um ataque com um caminhão a uma feira de natal, que deixou 12 mortos.
Agência Efe
Segurança reforçada em Berlim vem após a capital ter sido alvo de ataque com um caminhão durante o Natal
A cidade de Colônia também terá sua segurança reforçada após centenas de mulheres terem sido violentadas durante as celebrações de Ano Novo de 2015.
França
A França, que já foi alvo de diversos ataques, anunciou o cancelamento do tradicional espetáculo de fogos de artifício na Torre Eiffel — que também havia sido cancelado na véspera do Ano Novo em 2015.
Agência Efe
Paris reforça segurança para Ano Novo
Mesmo assim, Paris deve receber cerca de 600 mil pessoas na avenida Champs-Élysées para uma apresentação de luzes no Arco do Triunfo.
Como medida de segurança, as autoridades decidiram fechar para carros mais de 50 ruas nos arredores da Champs-Élysées a partir das 18h30 (horário local) deste sábado. A Prefeitura da capital também determinou uma proibição a fogos de artifício e garrafas de vidro durante as celebrações.
De acordo com o Ministro do Interior francês, Bruno Le Roux, mais de 90 mil policiais e soldados estarão trabalhando durante este fim de semana.
Itália
Agência Efe
Esquemas especiais de segurança estão sendo montados no centro histórico de Roma, que inclui o Coliseu e o Circo Máximo
EUA
Nos EUA, Nova York terá sua segurança reforçada, especialmente na região da Times Square, onde ocorrem as comemorações, tradicionalmente. Como já é de praxe, ruas do entorno da Times Square serão fechadas, porém, desta vez, contarão com caminhões de areia para bloquear o acesso de carros. A cidade contará com um contingente de sete mil policiais.
Agência Efe
Pessoas já começaram a se reunir na Times Square para celebrar o Ano Novo, nos EUA
Reino Unido
Cerca de três mil policiais ficarão responsáveis pela segurança da capital do Reino Unido, Londres, neste sábado, informou o governo. A presença policial será grande no centro da capital, nos arredores do Big Ben, onde milhares de pessoas se reúnem para presenciar os fogos de artifício sobre o rio Tâmisa, e também na Trafalgar Square.
A partir das 14h (hora local; 12h em Brasília) a polícia cortará o trânsito no centro da cidade, incluindo as movimentadas pontes de Lambeth, Westminster, Waterloo e Blackfiers.
Portugal
Portugal, até o momento, é o único país que anunciou que manterá sua segurança habitual para a noite da virada.