Sábado, 14 de junho de 2025
APOIE
Menu

A Faculdade Nacional de Direito (FND) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ) promove, nesta sexta-feira (24/05), um evento para debater o colapso do Direito Internacional em meio ao genocídio promovido por Israel na Faixa de Gaza.

“Em defesa dos direitos humanitários”, a palestra será ministrada por José Francisco Rezek, ex-ministro das Relações Exteriores e juiz da Corte Internacional de Justiça – onde Israel é atualmente acusado de genocídio na Faixa de Gaza – com o objetivo de “dissertar sobre as violações cometidas por Israel no território palestino”, segundo a própria UFRJ.

Com organização das professoras Juliana Neuenschwander e Margarida Lacombe, o evento também recebe as professoras Larissa Ramina e Carol Proner para debater a efetividade do Direito Internacional como ferramenta para solucionar a violência de Israel contra o enclave. O evento ocorre a partir das 18h, no Salão Nobre da FND.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

A jurista, advogada e uma das professoras convidadas a debater no evento, Carol Proner afirma que a conversa é importante “porque não nos omitimos” diante da guerra de Israel.

UFRJ/Twitter
Palestra “Gaza e o colapso do Direito Internacional” na UFRJ, às 18h desta sexta-feira (24/05)

À Conexão UFRJ, Juliana Neuenschwander declarou que o público presente na palestra “pode esperar uma fala contundente e indignada em defesa dos princípios humanitários do Direito internacional”.

“Há uma grande e justificada preocupação por parte das organizadoras, e acreditamos que também dos convidados, em se defender o Direito dos Povos ameaçado de destruição, acompanhando as decisões mais recentes dos organismos internacionais”, afirmou.

Serviço:

Gaza e o colapso do Direito Internacional
Data: 24/05/2024
Início: 18h
Local: Salão Nobre, Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rua Moncorvo Filho, 8, Centro do Rio de Janeiro)