Localização do helicóptero do presidente iraniano segue desconhecida, diz agência de notícias
Ebrahim Raisi voltava do Azerbaijão na manhã deste domingo (19/05) quando aeronave sofreu acidente devido ao mau tempo
A agência de notícias da República Islâmica do Irã (IRNA) havia afirmando neste domingo (19/05) que a localização exato de onde o helicóptero que transportava o presidente do país, Ebrahim Raisi, caiu após fazer um pouso de emergência tinha sido identificada.
Porém, a agência apagou a publicação e disse depois que ainda segue desconhecido o paradeiro do helicóptero que transportava Raisi e outras pessoas, incluindo o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian.
The helicopter of the president and his companions has not yet been found.
— IRNA News Agency (@IrnaEnglish) May 19, 2024
Ainda segundo a agência, dois membros da comitiva do presidente Raisi fizeram contato com a equipe de resgate. Porém, até o momento, não foi divulgado que são essas pessoas.
Raisi e sua comitiva viajavam por Tabriz, na província iraniana do Azerbaijão Oriental, quando precisou fazer um pouso de emergência devido às más condições climáticas e neblina.
As equipes de resgate foram ao local, mas acabaram sendo prejudicadas pela onda de mau tempo, que provocou chuvas fortes e ventos na região. A IRNA publicou imagens que mostram as condições meteorológicas durante a operação de resgate.
Weather conditions during the rescue operation of the president’s helicopter pic.twitter.com/UOUrKo8CP8
— IRNA News Agency (@IrnaEnglish) May 19, 2024
Com a continuidade do trabalho de resgate, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, expressou otimismo de que o presidente e sua comitiva serão resgatados com vida. “Esperemos que Deus Todo-Poderoso devolva o nosso respeitado e honrado presidente Raisi e os seus camaradas aos braços do povo iraniano”, disse Khamenei no seu primeiro discurso após o incidente.
O aiatolá disse ainda que a nação iraniana não deve estar preocupada ou nervosa e pode ter a certeza de que não haverá desordem nos processos do país.
Raisi retornava de uma cerimônia de inauguração de uma barragem que contou com a presença do presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev. O helicóptero que transportava o presidente iraniano precisou fazer um pouso forçado por contas das más condições climáticas quando sobrevoava a floresta de Dizmar, localizada entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, na província Azerbaijão Oriental, no noroeste do Irã.

Helicóptero que transportava Raisi caiu após fazer um pouco de emergência tinha sido identificada
Exército do Irã aciona todos os esforços para encontrar Raisi
O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, o major-general Mohammad Bagheri, afirmou neste domingo que todas as forças disponíveis do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) foram mobilizadas para encontrar o helicóptero que transportava o presidente. A informação foi veiculada pela agência de notícias iraniana Fars.
Ao menos 40 equipes estão no local onde o helicóptero do presidente iraniano sumiu após fazer pouso de emergência.
“Para procurar e resgatar o helicóptero do presidente e sua comitiva, todos os meios, equipamentos e capacidades do Exército, do IRGC e do comando da polícia devem ser acionados”, disse Bagheri, acrescentando que há uma investigação sobre o incidente em curso.
A Rússia, por exemplo, se colocou à disposição para fornecer assistência nas buscas. A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, disse que Moscou está “monitorando cuidadosamente as informações que chegam sobre o ocorrido com os passageiros do helicóptero”.
Já os Estados Unidos e a União Europeia (UE) informaram que estão acompanhando a situação. Os governos de Arábia Saudita, Azerbaijão e Turquia também se colocaram à disposição para auxiliar nas buscas.
(*) Com Sputnik Brasil.
