Durante debate entre os pré-candidatos republicanos, organizado pela ABC neste sábado (06/02) em Manchester (New Hampshire), a questão dos direitos humanos esteve no centro do debate com a discussão em torno de práticas de tortura aplicada em suspeitos de terrorismo e o fechamento da prisão de Guantánamo — uma das promessas de campanha do presidente do país, Barack Obama.
Como de costume, o magnata Donald Trump foi o mais controverso, ao afirmar que se chegar à Casa Branca, não só irá restabelecer a tortura por afogamento simulado a suspeitos de terrorismo, como aplicará táticas “muito piores”.
Reprodução/ Faceboook
Debate teve duração de cerca de duas horas
“Restabeleceria o waterboarding (afogamento simulado) e um inferno muito pior que isso”, disse Trump ao ser perguntado a respeito no debate televisionado entre os pré-candidatos.
O senador Ted Cruz, atualmente favorito nas pesquisas e vencedor das primárias em Iowa, também defendeu a prática do afogamento simulado. Segundo ele, sob a definição “geralmente reconhecida” de tortura, não se pode considerar o afogamento simulado como tal.
Para se distanciar de Trump, no entanto, Cruz ressaltou que uma vez presidente, não será partidário do uso “generalizado” da técnica do afogamento simulado.
Já o ex-governador da Flórida Jeb Bush, irmão do ex-presidente George W. Bush, lembrou que essa prática foi proibida e que manter esse veto é o “apropriado”.
Agência Efe
Cruz discursa em escola em Salem
O senador Marco Rubio, terceiro colocado na disputa em Iowa, por sua vez, centrou sua exposição no ataque a Obama por conta do fechamento da prisão de Guantánamo, localizada em Cuba e criada durante o governo de Bush: “deveríamos pôr pessoas em Guantánamo, não esvaziá-la”, afirmou.
NULL
NULL
Com relação à guerra na Síria e os enfrentamentos ao EI (Estado Islâmico), Cruz considera que os bombardeios contra o grupo jihadista não está sendo eficaz e Rúbio defende um ataque por terra.
Agência Efe
Rubio discursa na escola secundária de Gilbert Hood em Derry
Bush, por sua vez, centrou proposta para a política exterior na Coreia do Norte e criticou o lançamento do foguete de longo alcance.
As primárias de New Hampshire serão realizadas na próxima terça-feira (09/02) e, de acordo com pesquisa realizada pela The Boston Globe/ Suffolk University, Trump tem uma vantagem de 14 pontos sobre Rubio.
Primárias
Durante as chamadas primárias, os partidos Republicano e Democrata devem conseguir os números de delegados necessários para garantir a indicação de sua legenda à candidatura à presidência para as eleições de 8 de novembro.
Agência Efe
Trump disputa primeira colocação nas primárias nacionais com Ted Cruz
De fevereiro e até meados de junho, um total de 35 jurisdições (estados e territórios) realizarão primárias propriamente ditas, outras 13 promoverão o chamado sistema de caucus, e oito usarão procedimentos mistos.
Em todas essas votações, os candidatos presidenciais tentam conseguir o maior número possível de delegados que depois comparecerão às convenções dos partidos, que neste ano estão marcadas para julho — primeiro a republicana, na cidade de Cleveland (Ohio), e depois a democrata, na Filadélfia (Pensilvânia).
Segundo os dados fornecidos pelo DNC (Comitê Nacional Democrata), espera-se que haja um total de 4.764 delegados na convenção deste ano. Deste total, os dois aspirantes à indicação, Hillary Clinton e Bernie Sanders devem ganhar o apoio de pelo menos 2.383 (50% mais um) para garantir a vitória.
Pelo lado dos republicanos, onde há 12 pré-candidatos, com Ted Cruz à frente das pesquisas, ganhará a indicação quem obtiver os votos de pelo menos 1.237 delegados, 50% mais um dos 2.472 que votarão na convenção, de acordo com o RNC (Comitê Nacional Republicano).