O mercado de Natal do centro de Berlim, que foi palco do atentado terrorista desta segunda-feira, foi reaberto nesta quinta-feira (22/12), enquanto os cidadãos da capital alemã tentam retornar à rotina e a polícia intensifica as buscas pelo autor do ataque.
As tradicionais barracas de madeira que vendem comidas e bebidas tradicionais e decorações natalinas foram reabertas às 11h (horário local), embora a área invadida pelo caminhão durante o ataque ainda esteja evidente. Além disso, o local está cercado com forte esquema de segurança, o que inclui blocos de concreto no entorno da praça.
A associação de vendedores do mercado de Natal de Berlim afirmou que a decisão de reabrir o espaço não foi fácil de ser tomada. “Ainda estamos abalados e muito chocados. Nossos pensamentos estão com os feridos, com os mortos e seus familiares”, disse o representante da associação Michael Roden.
Agência Efe
Vista aérea do mercado de Natal na praça Breitscheidplatz; polícia instalou blocos de concreto ao redor da feira
NULL
NULL
No ataque, que teve autoria reivindicada pelo grupo extremista “Estado Islâmico”, um homem avançou com um caminhão contra a multidão que estava no mercado. Pelo menos 12 pessoas morreram e 48 ficaram feridas.
Em respeito às vítimas, Roden informou que o mercado de Natal da Breitscheidplatz não tocará músicas festivas e manterá as luzes natalinas desligadas. Além disso, dois memoriais foram planejados para que os visitantes possam prestar homenagens, acrescentou o representante da associação.
Os mercados de Natal são uma tradição na Alemanha. Após o ataque de segunda-feira, as autoridades e os organizadores dos eventos em todo o país decidiram manter a programação normal, com um reforço no esquema de segurança.
TMS/afp/ap