O governo do Haiti autorizou nesta segunda-feira (31/01) o retorno do ex-presidente do país Jean Beltrand Aristide, que está exilado na África do Sul desde 2004, segundo a rede de notícias TeleSur.
Mais cedo, o advogado de Aristide, Ira Kurzban, enviou uma carta para a ministra de Relações Anteriores Marie-Michele Rey solicitando “a emissão imediata de um passaporte diplomático” e que “os planos de seu retorno comecem imediatamente”, tendo em vista sua condição de ex-presidente.
“Peço amavelmente que o governo da república do Haiti inicie um diálogo com o governo da África do Sul para garantir o retorno imediato do presidente Aristide garantindo sua segurança”, dizia o texto.
Leia mais:
Haitianos marcham para pedir a volta do ex-presidente Jean-Bertrand Aristide ao país
Ex-presidente Aristide diz que está disposto a retornar ao Haiti a qualquer momento
Processo contra “Baby Doc” pode abrir precedente para punição de ex-ditadores
Há duas semanas, Aristide enviou uma carta ao governo sul africano manifestando desejo de voltar ao seu país.”Mais uma vez, reitero que estou pronto para sair [para o Haiti] hoje, amanhã ou a qualquer momento”, escreveu.
Entretanto, segundo Kurzban, desde seu exílio na África do Sul, o ex-presidente tem tentado renovar seu passaporte diplomático para retornar ao Haiti, mas Porto Príncipe nega o pedido.
Um dia após o envio da carta do ex-presidente, haitianos foram às ruas para apoiar Aristide. De acordo com a rede de notícias venezuelana TeleSur, os manifestantes organizaram uma marcha do aeroporto de Porto Príncipe até a Praça do Campo de Marte, no centro da capital para pressionar o governo de René Préval a renovar o passaporte de Aristide.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL