Um importante jornalista do tablóide sensacionalista britânico The Sun, que faz parte do conglomerado News International, do megaempresário Rupert Murdoch, foi detido nesta sexta-feira (04/10) acusado de subornar policiais
Jamie Pyatt, de 48 anos, que trabalha há mais de 20 anos para o jornal de Murdoch, foi o repórter que fez uma matéria com o Príncipe Harry vestido com um uniforme nazista, em 2005.
A News International confirmou por meio de um porta-voz que um de seus funcionários foi preso, e acrescentou que está colaborando com a polícia.
Este é o sexto jornalista detido na Operação Elveden, que investiga casos de corrupção e subornos realizados por profissionais da mídia.
Trata-se de uma investigação paralela à Operação Weeting, que prendeu dezenas de pessoas por escutas ilegais realizadas com o objetivo de produzir conteúdo para meios de comunicação.
A maioria de detidos são antigos funcionários do News of the World, jornal que foi fechado em julho por seu proprietário, o magnata Rupert Murdoch.
O caso das escutas estourou em 2007 com a prisão do correspondente de realeza do diário, Clive Goodman, e seu sócio, o detetive Glenn Mulcaire.
No entanto, o escândalo retornou quando foi descoberto recentemente que as escutas não foram realizadas apenas com famosos, mas também com parentes de vítimas de assassinatos ou soldados mortos.
Nesta quinta-feira, a polícia britânica afirmou que o número de vítimas das escutas ilegais é de 5.795 pessoas, entre as quais se encontram atores, políticos e atletas.
NULL
NULL
NULL