Uma pesquisa publicada hoje (2) pelo instituto Gallup indica que a maioria dos latino-americanos tem uma imagem positiva dos Estados Unidos, fato que representa uma mudança drástica em relação aos últimos anos. A explicação está na chegada de Barack Obama ao poder.
Mais da metade (51%) dos entrevistados expressou opinião positiva em relação ao governo Obama, contra 18% que tinham opinião negativa, de acordo com o instituto, que realizou o estudo entre julho e setembro deste ano.
Acesse a pesquisa na íntegra aqui
Em comparação, em 2008 apenas 35% dos entrevistados manifestaram opinião positiva, enquanto 30% tinham impressão negativa, porcentagens similares às de avaliações anteriores. A diferença, segundo o Gallup, é a presença de Obama na Casa Branca, em substituição a George W. Bush (que governou os EUA de 2001 até janeiro de 2009).
A pesquisa mostra que 61% dos participantes apoiam o novo presidente, contra 14% que o rejeitam.
País por país
O país onde Obama obteve o maior respaldo foi El Salvador, onde 84% das pessoas têm opinião favorável a seu governo. Na sequência vieram Costa Rica, Panamá, Chile e Colômbia. No Brasil, 61% aprovam Obama, contra 15% que desaprovam, porcentagem parecida com a do México, 62% e 16% respectivamente.
Os números mostram que o apoio cresceu também na Venezuela. Lá, o presidente teve um índice de aprovação de 48%, contra 23% de rejeição. Em 2008, apenas 35% dos venezuelanos manifestaram opinião positiva.
Os países onde Obama tem o menor apoio são Bolívia, com 46%, e Paraguai, com 40%. O instituto Gallup realizou a pesquisa em 17 países. Os resultados têm margem de erro de entre 3% e 4 %.
NULL
NULL
NULL