O presidente da Assembleia Nacional do Vietnã, Vuong Dinh Hue, anunciou sua renúncia na última sexta-feira (26/04) por “violação de regulamentos do Partido Comunista do Vietnã (PCV)”.
A informação foi confirmada pelo jornal estatal VnExpress ao afirmar que o “Comitê Central do partido realizou uma reunião extraordinária” e permitiu que o chefe do Parlamento do país asiático renunciasse de acordo com “sua vontade pessoal”.
“De acordo com relatórios do Comitê Central de Inspeção e das autoridades, o Sr. Hue violou os regulamentos sobre o que os membros do partido não podem fazer”, informou o jornal local ao afirmar que as autoridades vietnamitas devem ser exemplo no cumprimento dos regulamentos do partido e nas Leis do Estado.
Segundo os relatórios, as violações cometidas pelo antigo presidente da Assembleia “causaram má opinião pública, afetando a reputação do Partido, do Estado e dos indivíduos”.
O portal local ainda confirmou que além de deixar a presidência do Parlamento, que assumiu em março de 2021, Vuong Dinh Hue também deixou seu cargo como membro do Politburo [Comitê Executivo do Partido Comunista] e como membro do 13º Comitê Central do Partido.