Sábado, 12 de julho de 2025
APOIE
Menu

O presidente da Assembleia Nacional do Vietnã, Vuong Dinh Hue, anunciou sua renúncia na última sexta-feira (26/04) por “violação de regulamentos do Partido Comunista do Vietnã (PCV)”.

A informação foi confirmada pelo jornal estatal VnExpress ao afirmar que o “Comitê Central do partido realizou uma reunião extraordinária” e permitiu que o chefe do Parlamento do país asiático renunciasse de acordo com “sua vontade pessoal”.

“De acordo com relatórios do Comitê Central de Inspeção e das autoridades, o Sr. Hue violou os regulamentos sobre o que os membros do partido não podem fazer”, informou o jornal local ao afirmar que as autoridades vietnamitas devem ser exemplo no cumprimento dos regulamentos do partido e nas Leis do Estado.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Truyền hình Hưng Yên – HYTV/Wikicommons
Vuong Dinh Hue foi eleito para presidente do Parlamento vietnamita em março de 2021

Segundo os relatórios, as violações cometidas pelo antigo presidente da Assembleia “causaram má opinião pública, afetando a reputação do Partido, do Estado e dos indivíduos”.

O portal local ainda confirmou que além de deixar a presidência do Parlamento, que assumiu em março de 2021, Vuong Dinh Hue também deixou seu cargo como membro do Politburo [Comitê Executivo do Partido Comunista] e como membro do 13º Comitê Central do Partido.