Aula Pública Opera Mundi: como seria a construção de Brasília se outro projeto tivesse vencido?

Autora do livro (IM) Possíveis Brasílias, arquiteta Aline Costa Braga discute diferentes perspectivas para a construção da capital federal

Redação

0

Todos os posts do autor

Opera Mundi TV

Na Aula Pública, Aline Costa Braga apresenta pesquisa sobre os projetos que concorreram ao concurso para a construção de Brasília


O que é uma cidade com qualidade de vida? Na ocasião da construção de Brasília, os arquitetos buscavam responder essa questão para desenvolver o projeto que ergueu a capital federal. Havia um desafio enorme a ser vencido: desenhar uma cidade a partir do zero. Ou seja, desenvolver um plano em que o papel e a arquitetura antecediam as pessoas. O local era um vazio territorial que, apenas num segundo momento, passou a ser habitada.  

Mas como seria Brasília se outro projeto tivesse vencido o concurso que definiu as diretrizes para a construção da cidade?

Essa é a questão que Aline Costa Braga, arquiteta e mestre em História da Arte pela Unicamp, busca responder ao discutir os Projetos para a Construção de Brasília, na Aula Pública Opera Mundi.

Aline é autora do livro '(IM)Possívei Brasília' (Alameda, R$69), que discute os diferentes projetos apresentados para a construção da cidade, dentro de um contexto mais amplo dos debates internacionais sobre o que um projeto arquitetônico deveria ser.

Assista ao primeiro bloco da Aula Pública com Aline Costa Braga: como seria Brasília se outro projeto tivesse vencido o concurso?


 

No segundo bloco, Aline Costa Braga responde perguntas do público da Universidade Anhembi Morumbi



 

 

Comentários