Wikileaks: EUA e China sabotaram em conjunto CoP-15, revela documento

Marina Terra – Redação

O fiasco da Conferência do Clima das Nações Unidas em Copenhague (CoP-15), em 2009, pode ser explicado pela ação conjunta de Estados Unidos e China que, de acordo com documento vazado pelo Wikileaks, se uniram para bloquear as tentativas de fechar um acordo para um pacote de medidas emergenciais para reduzir as emissões de gases e conter o aquecimento global do planeta. 

EUA e China são os dois países mais poluidores do mundo. A China lançou na atmosfera no ano passado 6,2 bilhões de toneladas de gás carbônico, contra 5,8 bilhões dos EUA. 

Conforme mostrou um despacho da embaixada norte-americana em Pequim, a visita do senador John Kerry, chefe da Comissão de Relações Exteriores do Senado, à China em maio de 2009, teve como objetivo traçar “uma nova base de cooperação majoritária entre China e EUA na questão das mudanças climáticas”. O recado de Washington era claro: os norte-americanos poderiam entender “a resistência da China em aceitar os compromissos obrigatórios” da conferência.

Leia a íntegra da notícia no site do Opera Mundi

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>