Desfile da Vitória abre homenagens aos 100 anos da Revolução Russa em Moscou

Parada militar histórica, com a qual se elevou a moral do Exército Vermelho no século 20, comemorou os 100 anos do triunfo da Revolução liderada por Lenin

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

As celebrações pelos 100 anos da Revolução Russa, completados nesta terça-feira (07/11), se iniciaram em Moscou com um desfile militar para lembrar o de 7 de novembro de 1941, quando, em plena luta contra as tropas da Alemanha nazista, a cidade recebeu uma parada em honra do então 24º aniversário da Revolução.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

“A reconstrução do desfile recordara aos cidadãos russos as páginas heroicas de nossa história, o valor e a resistência dos defensores de Moscou que se moveram à frente [de batalha] imediatamente depois do desfile”, afirmou um representante do Comitê de Relações Públicas de Moscou.

Mais de 5.000 pessoas participaram do evento, de estudantes a militares, os quais se vestiram com uniformes típicos da época em que o Exército Vermelho tinha como rivais os nazistas que, no final, seriam derrotados em 20 de abril de 1942.

Pesquisadores russos desenvolvem pesquisa que deve ajudar a baratear painéis de energia solar

O que a Revolução Russa de 1905 ensina à de 1917?

Organizações de esquerda se reúnem em Moscou para celebrar 100 anos da Revolução Russa

 

No ato seguinte em homenagem à Revolução Bolchevique, estava prevista a colocação de coroas de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, que fica no Jardim de Alexandre, próximo ao Kremlin.

O processo histórico da Revolução, liderada por Lenin, passou a estabelecer as bases para uma  nova sociedade, que abriu a era do socialismo prevista por Karl Marx e Friedrich Engels, em resposta ao sistema capitalista.

Reprodução/teleSUR

Desfile marcou comemorações dos 100 anos da Revolução Russa

Confira a série "20 Minutos Especial: Revolução Russa" produzida por Opera Mundi:

(*) Com teleSUR

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias