As celebrações pelos 100 anos da Revolução Russa, completados nesta terça-feira (07/11), se iniciaram em Moscou com um desfile militar para lembrar o de 7 de novembro de 1941, quando, em plena luta contra as tropas da Alemanha nazista, a cidade recebeu uma parada em honra do então 24º aniversário da Revolução.
“A reconstrução do desfile recordara aos cidadãos russos as páginas heroicas de nossa história, o valor e a resistência dos defensores de Moscou que se moveram à frente [de batalha] imediatamente depois do desfile”, afirmou um representante do Comitê de Relações Públicas de Moscou.
Mais de 5.000 pessoas participaram do evento, de estudantes a militares, os quais se vestiram com uniformes típicos da época em que o Exército Vermelho tinha como rivais os nazistas que, no final, seriam derrotados em 20 de abril de 1942.
NULL
NULL
No ato seguinte em homenagem à Revolução Bolchevique, estava prevista a colocação de coroas de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, que fica no Jardim de Alexandre, próximo ao Kremlin.
O processo histórico da Revolução, liderada por Lenin, passou a estabelecer as bases para uma nova sociedade, que abriu a era do socialismo prevista por Karl Marx e Friedrich Engels, em resposta ao sistema capitalista.
Reprodução/teleSUR
Desfile marcou comemorações dos 100 anos da Revolução Russa
Confira a série “20 Minutos Especial: Revolução Russa” produzida por Opera Mundi:
(*) Com teleSUR