Primeiro-ministro promete voltar ao Líbano em '2 dias'

Renúncia de Hariri deflagrou crise envolvendo Arábia Saudita e Irã; premier anunciou por meio de sua conta no twitter que voltará a seu país nos próximos dias

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

O primeiro-ministro demissionário do Líbano, Saad Hariri, prometeu nesta terça-feira (14/11) voltar a seu país "nos próximos dois dias".


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Em uma mensagem postada em sua conta no Twitter, Hariri, que está na Arábia Saudita desde sua repentina renúncia, em 4 de novembro, também afirmou que está "bem". Sua família permanecerá em Riad.

A demissão de Hariri, negada pelo presidente Michel Aoun, deflagrou uma nova crise no Oriente Médio envolvendo as duas maiores potências muçulmanas da região, a sunita Arábia Saudita e o xiita Irã.

Wikimédia Commons

Premier anunciou por meio de sua conta no twitter que voltará a seu país nos próximos dias

Hezbollah diz que sauditas declararam guerra contra Líbano ao 'interferir' na política do país

Terremoto mata centenas na fronteira entre Irã e Iraque

Arábia Saudita decide reabrir portos e aeroportos que mantém sob controle no Iêmen

 

O primeiro-ministro chefia um gabinete de união nacional que inclui o Hezbollah, principal força política libanesa e apoiado pelo governo iraniano. As autoridades do Líbano e o grupo xiita acusam Riad de forçar o sunita Hariri a renunciar para desestabilizar o país e de mantê-lo como refém.

 O premier, que tem nacionalidade saudita e laços profundos com a monarquia, nega a acusação e diz ser alvo de ameaças de morte. Tanto ele quanto a Arábia Saudita se opõem à participação do Hezbollah na guerra civil na Síria, onde o grupo e o Irã lutam ao lado do regime de Bashar al Assad.

Teerã e Riad também estão em lados opostos no conflito no Iêmen, com a primeira apoiando rebeldes xiitas houthis e a segunda defendendo o governo sunita do país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

A revista virtual
desnorteada

Mais Lidas

Últimas notícias

'Fatos alternativos' é a 'despalavra' de 2017

Termo estimula substituição de argumentos factuais por afirmações não comprovadas para manipular debate público, diz júri; iniciativa quer chamar atenção para palavras que ferem dignidade humana ou democracia

 

Sob a fumaça, a dependência

Não são apenas os fumantes que estão atrelados a um hábito do qual é difícil se livrar; o Brasil, líder global na exportação de tabaco, oculta sob os dados econômicos um quadro social de efeitos devastadores

 

Cientistas descobrem o que dizimou astecas

Após cinco séculos de mistério, equipe internacional de pesquisadores detecta bactéria, levada por europeus, que teria sido responsável pela morte de 15 milhões de pessoas em apenas cinco anos