WikiCommons/Reprodução – revista Pavannes (1918)
Ezra Weston Loomis Pound, poeta, músico e crítico literário norte-americano que, junto com T. S. Eliot, foi uma das maiores figuras do movimento modernista da poesia do início do século XX, morre em Veneza em 1º de novembro de 1972. Ele foi o motor de diversos movimentos modernistas, notadamente do Imagismo e do Vorticismo.
Nascido em Hailey, no Estado norte-americano de Idaho, em 30 de outubro de 1885, cresceu em Wyncote, perto de Filadélfia, formando-se na Universidade da Pensilvânia em 1906. Após lecionar no Wabash College durante dois anos, viajou para a Espanha, Itália e Inglaterra, onde, como editor literário de Ernest Fenellosa, manifestou interesse na poesia chinesa e japonesa. Casou-se com Dorothy Shakespear em 1914, tornando-se editor em Londres do Little Review em 1917.
O seu primeiro livro de poemas, A Lume Spento, foi publicado em Veneza em 1908. Nesse ano fixou-se em Londres, onde viveu até 1920, tendo travado conhecimento com alguns dos mais importantes escritores da época: Ford Madox, James Joyce, Wyndham Lewis, W. B. Yeats e T. S. Eliot, entre outros.
Pound é geralmente considerado o principal responsável por definir e promover uma estética modernista na poesia. Nos primeiros anos do século XX, deu início a uma seminal troca de ideias entre escritores britânicos e norte-americanos, ficando famoso pelo fato de mostrar, antes da publicação, seus trabalhos aos contemporâneos como W. B. Yeats, Robert Frost, William Carlos, Marianne Moore, James Joyce, Ernest Hemingway, e em especial, T. S. Eliot.
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Suas próprias significativas contribuições à poesia começaram com a proclamação do Imagismo, um movimento poético que derivou sua técnica da poesia clássica chinesa e japonesa, dando ênfase à clareza, precisão e economia de linguagem, minimizando as tradicionais rima e métrica a fim de, nas palavras de Pound, “compor na sequência da frase musical, não na sequência do metrônomo”. Os adeptos desta corrente poética, fundada em 1912 sob inspiração de T. E. Hulme, pretendiam explorar de forma disciplinada as potencialidades da imagem e da metáfora, consideradas a essência da poesia. O movimento, que Pound abandonou em 1914, teve sua expressão na revista inglesa The Egoist, iniciada em 1912 e na revista norte-americana Poetry, a partir de 1914.
Em 1924, mudou-se para a Itália. Nesse período de exílio voluntário, Pound envolveu-se com a política e os movimentos fascistas, só tendo retornado aos Estados Unidos em 1945, quando foi preso acusado de traição por difundir propaganda fascista pelo radio, da Itália para os Estados Unidos, durante a II Guerra Mundial. Nos seus textos econômicos e históricos, Jefferson and/or Mussolini, de 1935, e Guide to Kulchur, de 1938, Pound comprometeu-se definitivamente com o fascismo.
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Hospital psiquiátrico em Washington no qual Pound ficou confinado por 13 anos, atualmente desativado
Em 1946, foi absolvido, porém declarado mentalmente doente e internado no hospital St. Elizabeths em Washington. Durante seu confinamento, o júri do Prêmio da Biblioteca do Congresso, que já havia sido entregue a um número dos mais eminentes escritores da época, decidiu passar por alto a carreira política de Pound em favor do reconhecimento das realizações poéticas de Pound, premiando-o pela sua última obra, focada no poema épico enciclopédico e a que deu o título de Pisan Cantos (1948).
Depois de reiterados apelos de escritores, Pound conseguiu ter alta do hospital psiquiátrico em 1958, mesmo ano em que a acusação de traição foi retirada. Retornou à Itália, trabalhando nos seus Cantos, e estabelecendo-se em Veneza, onde morreu, semi recluso, em 1972.
Também nessa data:
1512 – Teto da Capela Sistina é exibido pela primeira vez
1755 – Terremoto seguido de tsunami em Lisboa mata mais de 60 mil pessoas
1805 – Tropas de Napoleão invadem a Áustria
1945 – Terremoto mata cerca de 50 mil pessoas em Lisboa
1973 – Assinado o tratado do consórcio de Itaipu