Morre diretor de cinema francês especialista em "film noir" e suspense

Claude Pinoteau descobriu as atrizes Isabelle Adjani e Sophie Marceu

O diretor de cinema francês Claude Pinoteau, descobridor das atrizes Isabelle Adjani e Sophie Marceau, morreu nesta sexta-feira (05/10) aos 87 anos nos arredores de Paris.

Pinoteau, nascido em 1925 em Boulogne-Billancourt, cidade no subúrbio de Paris, dirigiu em 1974 o filme "La gifle", protagonizada por Isabelle Adjani, e em 1980 rodou "La boum: no tempo dos namorados", obra que tornou Sophie Marceau conhecida. Ambas se transformaram depois em duas das atrizes francesas mais conhecidas das últimas décadas.

Pinoteau começou sua carreira como assistente de direção em 1948 e trabalhou com nomes como Jean Cocteau, Jean-Pierre Melville, Henri Verneuil e Claude Lelouch. Ele dirigiu seu primeiro longa-metragem, "Les silencieux", em 1973.

Especializado no gênero "film noir" e suspense, Pinoteau também fez algumas comédias e seu último trabalho foi um documentário para a televisão dirigido em 2005 sobre o Abbé Pierre, fundador da Associação Emaús.

Cineasta inglês é preso por exibir filme de temática homossexual em Uganda

Oliver Stone lamenta perseguição a Assange enquanto há "terroristas" livres

Adolescente é morto pela polícia durante protesto no Bahrein

 

Leia Mais

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

O livro que você quer!

O livro que você quer!

A Editora Alameda selecionou 31 títulos especialmente para você, leitor de Opera Mundi. Alguns destaques: Vila Buarque, o caldo da regressão, de Marcos Gama; Autoritarismo e golpes na América Latina, de Pedro Estevam Serrano; Machado de Assis - a Poesia Completa; A formação do mercado de trabalho no Brasil, de Alexandre de Freitas Barbosa; Nós que amamos a revolução, de Américo Antunes; Jorge Amado na Hora da Guerra, de Benedito Veiga; Da Pizza ao Impeachment, de Roberto Grün; Tsimane, de Aline Vieira, e Casa da Vovó, de Marcelo Godoy. A lista é incrível, aproveite. Tem alguns descontos convidativos e o frete é grátis para todo o Brasil.

Leia Mais

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

A revista virtual
desnorteada

Mais Lidas

Últimas notícias