Presidente do Uruguai falta à missa do papa em respeito a "Estado laico"

Lucia Topolansky, senadora e esposa de José Mujica, se justificou pela ausência dizendo que ambos "não são católicos"

Wikicommons
O presidente uruguaio José Mujica explicou que ele e a esposa Lucia Topolansky não compareceram à missa que inaugurou o pontificado de Francisco, no Vaticano, nesta terça-feira (19), porque ambos "não são católicos" e em respeito ao Estado uruguaio, que "é laico".

A Igreja está separada do Estado desde o século passado. Nisso existe um diferencial com o resto da América Latina. Temos um grande respeito, há liberdade de culto, mas não somos devotos. Como o vice-presidente é, o presidente considerou mais oportuno que ele fosse", afirmou à rádio Vorterix a primeira-dama. “Nosso país não viveu o momento como algo central da sociedade, essa é a verdade", continuou.

A também senadora do uruguai comentou o fato de o novo papa ser argentino."É bom que o papa seja rioplatense. Como as coisas sempre recebem uma leitura política, é uma novidade que seja latino-americano". Ela disse que felicita os católicos e, em especial os argentinos, pela escolha. "É fantástico que tome mate e goste do tango".

Topolansky afirmou que lhe chama a atenção que o pontífice tenha mencionado a América Latina como “a Pátria Grande”, uma consigna de setores de esquerda. “Está se tornando comum falar de Pátria Grande. Há um ressurgimento do pensamento dos libertadores”, observou.

O Papa Francisco celebrou hoje a missa inaugural do pontificado. Diversos chefes de Estado compareceram à cerimônia, no Vaticano, como a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e a do Brasil, Dilma Rousseff. 

Foto:

ONU critica anulação da lei uruguaia que punia crimes ocorridos durante a ditadura

Milhares de uruguaios protestam contra validade de lei de anistia

Uruguai defende legalização da maconha perante ONU

 

Leia Mais

PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

A revista virtual
desnorteada

Mais Lidas

Últimas notícias

'Fatos alternativos' é a 'despalavra' de 2017

Termo estimula substituição de argumentos factuais por afirmações não comprovadas para manipular debate público, diz júri; iniciativa quer chamar atenção para palavras que ferem dignidade humana ou democracia

 

Sob a fumaça, a dependência

Não são apenas os fumantes que estão atrelados a um hábito do qual é difícil se livrar; o Brasil, líder global na exportação de tabaco, oculta sob os dados econômicos um quadro social de efeitos devastadores

 

Cientistas descobrem o que dizimou astecas

Após cinco séculos de mistério, equipe internacional de pesquisadores detecta bactéria, levada por europeus, que teria sido responsável pela morte de 15 milhões de pessoas em apenas cinco anos