O porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, John Kirby, declarou nesta quarta-feira (31/08) que os Estados Unidos mantém a “confiança no Brasil”, ao comentar o impeachment da presidente destituída Dilma Rousseff.
<
“Estamos confiantes que continuaremos com as fortes relações bilaterais que existem entre nossos dois países como as duas maiores democracias e economias no hemisfério”, disse Kirby em entrevista concedida a veículos de comunicação.
Beto Barata/PR
Michel Temer faz primeiro pronunciamento como presidente da República
Kirby afirmou que Brasil e Estados Unidos são parceiros “comprometidos”. “Nós cooperamos com o Brasil para tratar de questões de interesse mútuo nos desafios globais mais prementes do século 21. Pretendemos continuar esta colaboração muito essencial”, disse.
NULL
NULL
Ao ser questionado sobre uma possível declaração oficial do governo de Barack Obama a respeito da decisão do Senado brasileiro, que por 61 votos a 20 destituiu Dilma Rousseff do cargo, o porta-voz declarou que não havia nenhuma comunicação diplomática para ser divulgada nesta quarta.
“Essa foi uma decisão tomada pela população brasileira, e obviamente nós respeitamos isso”, disse Kirby.
O porta-voz também não deu informações a respeito de um possível encontro entre os presidentes Michel Temer e Barack Obama durante o G20, tampouco sobre uma possível viagem do brasileiro a Washington para se encontrar com o chefe de Estado norte-americano, pedindo aos repórteres que consultassem a Casa Branca sobre essas questões.