Argentina terá cédulas de 100 pesos com rosto de Evita Perón

Nova nota será emitida em virtude dos 60 anos da morte da ex-primeira-dama

Luciana Taddeo

Todos os posts do autor

A presidente argentina Cristina Kirchner, anunciou na noite desta quarta-feira (25/07), que Eva Duarte Perón ilustratá as notas de 100 pesos argentinos, a de maior valor na moeda corrente do país. O anúncio foi realizado na véspera do dia em que a morte de Evita completa 60 anos.

A proposta da presidente é que a cédula de Evita substitua a que circula atualmente, com a imagem do ex-presidente Julio Argentino Roca (1898-1904). “É a primeira vez que uma mulher aparece em uma nota, já apareceram todos, San Martín, [Julio] Roca, [Domingo] Sarmiento. Quem melhor para honrar o gênero que Eva Perón numa nota de cem pesos?”, perguntou a presidente.

Reprodução/C5N

No discurso, realizado no Salão das Mulheres na Casa Rosada, sede do governo argentino, Cristina Kirchner elogiou as imagens escolhidas para ilustrar a cédula: “Gosto muito da imagem, é plácida. Esta Eva Perón dá uma sensação de paz e tranquilidade muito impressionante”, afirmou.

“Na nota também tem um símbolo de uma balança de verdadeira justiça, não a do poder Judiciário, mas a da justiça social”, disse, em referência à fama da peronista, enfatizando que a emissão da nota relembra “todas as coisas que ela dizia, que aspirava, a justiça social, os trabalhadores”, o que “adquire uma importância muito especial, pelo que está acontecendo no mundo".

Comentários